07/04/10

AS CAUSAS PERDIDAS DOS EEUU

O Presdente afegão culpou à insurgência talibã da presença da OTAN no país, mas fixo votos por sacar adiante o seu plano de reconciliação com os talibães. Fraguando uma aliança copm os insurgentes, Karzai agarda permanecer no poder depois da rtirada da OTAN –embora os talibães estám ansiosos por conduzi-lo ao cadalso. Karzai faz um intento desesperado por atrair aos iranianos a Afeganistão para exercer como poderarbitral em vez dos EEUU; a tal fim, convidou a Ahmadineyad a visitar Kabul.

Obamaofendeu gravemente a Karzai rechaçando manter um encontro com ele na Casa Branca e com as suas estúpidas exigências de combaer a corrupção e estabelecer um sistema eleitoral transparente. Rematar com a corrupção no Afeganistão não é apenas impossível senão que suporia rematar com a única zenoura que aínda pode oferecer Karzai aos que lhe seguem rendendo lealdade. Em quanto às eleiçõs transparentes, levariam aos elementos hostis a ocupar o poder de Afeganistão, como se passou no seu dia com Hamas e Hezbolá.

Em Irak, o establishment dirigente prepara-se também para a retirada estadounidense, estreitando aceleradamente os vínculos com Iran.

Palestina, Líbano, Síria, Irak, e agora Afeganistão prefirem a Iran antes que aos EEUU. Os ayatolás mantêm-se firmes junto os seus aliados, e não se andam com retóricas progressistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário