07/11/09

INVESTIGARÁ O SHABAK A PERES POR ASSASSINATO?


Segundo informaram no transcurso desta semana em Israel National News, a oficina do Presidente Simon Peres tem pedido à Agência de Seguridade Israeli (Shin Bet ou Shabak) que investigue um veterano website que sustenta que Peres assassinou ao antigo Primeiro Ministro Yitzhak Rabin.

Mabat, o programa de notícias vespertino da televisão governamental Channel One, dou a informação o martes pela noite.

O sítio web em questão, yigalamir.com pertence e é gestionado por David Rutstein, em Jerusalém, um desenhador de páginas web que emigrou a Israel desde os EEUU há vários anos.

Perguntado pela investigação iniciada pelo Shin Bet, Rutstein dixo a INN: “Semelha que Channel One descobriu a minha página web –que leva em funcionamento vários anos- e sugeriu à oficina do Presidente que dessem uma resposta, e esta passou o assunto ao Shabak para que investigue”.

Meital Yaslovitz, o portavoz do Presidente, dixo a Israel National News que “a informação sobre a página chegou ao director de seguridade da Reisdência presidencial, que a enviou ao Shabak”.


A página web acusa aberta e reiteradamente a Peres de estar detrás do assassinato do daquela Primeiro Ministro Yitzhak Rabin, em 1995. Nela aparece o famoso vídeo do assassinato tomado no lugar do crime pelo fotógrafo amateur Ron Kempler, e contém seqüências que Rutstein afirma que entram em contradicção frontal com a versão oficial da morte. Duma banda, ve-se ao assassino convicto Yigal Amir disparando com a sua mão esquerda –quando de facto é destro. Para além disso, Rabin semelha resultar ileso tras os disparos de Amir –como uma testemunha presencial diz reiteradamente minutos depois do tiroteo. Aínda mais: ve-se como alguém fecha desde dentro uma porta da limousina de Rabin quando este vai dentro do carro –quando supostamente não havia ninguém.

No juízo contra Amir, um experto forense dixo que a sua investigação demonstrava que Rabin foi disparado em primeiro lugar a uns 25 cms., e depois a canhão tocante –mentres nas images vemos claramente como Amir está a mais de um metro de Rabin. Outros questonamentos sobre a versão oficial concernem aos berros de “São balas falsas!” que se escuitam claramente quando soam os disparos, o longo tempo que demorou o carro onde ía supostamente ferido Rabin em chegar ao hospital (que estava vizinho), etc.

Rutstein diz que o relato dado por alguns meios foi que Amir agiu só para neutralizar a Rabin –que teria ficado em estado vegetativo- e que, portanto, houvo disparos adicionais e letais no próprio hospital. Rutstein afirma ter evidências gráficas duma testemunha que sustentaria isso. Sem embargo, baseando-se no dito e noutras evidências, alguns alegam que Rabin, de facto, foi assassinado por alguém dentro do carro –concretamente por um gardaespaldas de seguridade, do que nunca mais se falou.

O programa de notícias Mabat fixo fincapé em que a incitação só é perseguívelse supõe um perigo actual e tangível, pois do contrário debe prevalecer o direito à liberdade de expressão.

Rutstein amosa o seu orgulho de que as suas alegações contra Peres ao longo dos anos tenha levado “ao fim do ánti-semitismo promovido pelo Estado, no que o campo religioso-sionista na sua totalidade era culpado do assassinato. Fixade-vos em que essas campanhas difamatórias têm cesado”.

Rutstein acrescenta que, a pesar de ter publicitado a destra e sinistra as suas acusações de assassinato contra Simon Peres, “ele nunca se tem atrevido a ir nos tribunais contra mim. De facto, fui eu quem agiu judicialmente contra ele quando me chamou psicópata e dixo que devia ser fechado numa instituição psiquiátrica”. O pleito foi arquivado, por certo, quando Rutstein perdeu interesse em ele. Mas, segundo puido saber INN, o Estado pagou uma elevada quantidade de dinheiro para que Rutstein "perder interesse", dando o caso por rematado.

¿POR QUÉ ISRAEL NO PUEDE ESPERAR?



¿Hay algo peor que un Estado expansionista? Sí, un Estado expansionista al que no le importa para nada recurrir a grupos terroristas para conseguir sus fines. ¿Y hay algo peor que un Estado expansionista que alienta el terrorismo internacional? Sí, un Estado expansionista y terrorista con ambiciones nucleares. Pues bien, como nos recuerda este libro, fruto de una serie de entrevistas con el liderazgo israelí realizadas en julio, eso es lo que es Irán.

¿Cuál es la ventaja de esta nueva obra sobre Israel e Irán, además de su brevedad y actualidad? Que no se limita a explicarnos el pasado, sino que plantea los futuros (in)mediatos que se le pueden avecinar a Israel.

Hay quien piensa que Israel debe dejar correr el tiempo, ver cómo evoluciona la situación interna en Irán –particularmente tras las elecciones del pasado 12 de junio y las continuas protestas contra Ahmadineyad y el líder supremo, Alí Jamenei– y dejar que el presidente americano, Barack Obama, se dé cuenta de que su política de acercamiento a los ayatolás no da fruto alguno y, consecuentemente, adopte una actitud de firmeza y más sanciones y, quién sabe, profiera algunas amenazas.

Pero tanto lo uno como lo otro puede llevar su tiempo, demasiado tiempo. ¿Por qué cree el autor que Israel no puede permitirse el lujo de esperar? Por una sencilla razón: porque en dos años, pongamos por caso, va a tener que lidiar con demasiados asuntos simultáneamente, lo que le restará capacidad para hacer frente a su peor pesadilla, un Irán nuclear manejado por Ahmadineyad. Hamás y Hizbolá, gracias a la ayuda directa de Teherán (el buque Francop, recientemente interceptado, llevaba 60 toneladas de cohetes y bombas iraníes para la milicia terrorista de Hizbolá en el Líbano) y la dejación de Finul y la UE , en dos años serán más fuertes, estarán mejor armados y tendrán más atrevimiento. Cosas como el informe Goldstone, que da legitimidad a los terroristas palestinos, no pueden sino dar alas a los extremistas en la zona.


En segundo lugar, y precisamente al filo del informe Goldstone, Israel vuelve a sufrir una campaña de deslegitimización que puede acabar, si nadie la para antes, con su aislamiento internacional, lo que puede afectar a sus opciones estratégicas.

En tercer lugar: si el plan Fayyed es apoyado por la UE, como Javier Solana ha sugerido, Israel se va a encontrar en dos años con el reconocimiento internacional, a lo Kosovo, de un Estado palestino, aunque no se entre en la delimitación de sus fronteras y no tenga capacidad para autogobernarse. Lo importante, aquí, es lo simbólico y político.

Por último: en dos años, el primer ministro israelí se estará aproximando inexorablemente a la dramática hora de tener que decidir qué hacer con el programa nuclear iraní, dado que la comunidad internacional habrá sido incapaz de pararlo (como se está viendo de nuevo en la ronda de negociaciones de Ginebra).

Por todo ello, Corsi cree que el tiempo no juega a favor de Israel, y que Jerusalén no puede esperar indefinidamente. Tal vez ni siquiera un rato.

En cualquier caso, es difícil saber qué podrán hacer, llegado el momento, las autoridades judías. Mucho dependerá de las circunstancias. Sea como fuere, si usted quiere enterarse de los factores que cualquier líder israelí debe tener en cuenta en los próximos meses, no deje de leer esta obrita: no le llevará mucho tiempo, y es una más que buena introducción a los dilemas que se afrontan en Oriente Medio.

Eso sí, recuerde que Israel es un país de una sola bomba: a Irán le bastaría con detonar un solo artefacto nuclear para acabar con el Israel que conocemos. Esto es algo que nadie en el Estado judío puede obviar.


JEROME R. CORSI: WHY ISRAEL CAN'T WAIT. THE COMING WAR BETWEEN ISRAEL AND IRAN. Threshold Editions (2009), 128 páginas. 


RAFAEL L. BARDAJÍ

EL ROMBO TALIBÁN
















Por elconfidencialdigital.com nos hemos enterado de que la revista talibán InFight
publica una foto del entierro del último muerto español en la que se censura con un burka digital el rostro de nuestra ministra de Defensa (aquí todos aguantamos la risa como el centurión de La vida de Brian ante las gangosidades de Pijus Magnificus), María del Carmen Chacón Piqueras, Carme Matamoros para el mulá Omar, que será el redactor jefe de la revista.
 


El islam tributa reverencia a la belleza, y habría que preguntarle a la arabera -arabista es otra cosa- de las Escuelas Aguirre (el oasis del paquete de Camel en Madrid), Gema Martín Muñoz, a qué viene ese rombo oprobioso sobre el rostro de una dama que, al decir de los antitaurinos, si mordiera una esquina, haría una taquilla de toros, cosa que saben los piratas somalíes, razón por la cual
exigen toda la recaudación más la clavícula intercostal del piratilla chico que está volviendo loco al apuesto juez Pedraz.

Si María del Carmen aspira, como es el deseo de su esposo, a suceder en La Moncloa al Mugabe de León, tiene que quitarse de encima ese rombo.



IGNACIO RUIZ-QUINTANO

LA AGRESIVA TV HISPANOTURCA



Desde fines del siglo XV, cuando España expulsó a los judíos y el imperio otomano acogió a miles de ellos, ambos países mantuvieron con el pueblo hebreo una relación singular. En épocas recientes, los otomanos –dueños de la Tierra de Israel por cuatro siglos– oprimieron a los judíos en ella e impidieron su desarrollo; España por su parte, protegió a los israelitas diezmados por Alemania. Mucho podrá escribirse de los vaivenes que protagonizó el pueblo judío «de Algeciras a Estambul».

Hace unas semanas volvieron a ponerse de relieve algunas coincidencias, porque tanto Turquía como España generaron paralela reflexión sobre la judeofobia.

Sendos presidentes se refirieron a Israel, en estilos divergentes. El turco Abdullah Gül declaró en televisión (18-10-09) que «su país no puede quedar silencioso ante las injusticias cometidas por Israel». Para el lector que no siga esta columna, y no repare en el problema de la declarada pasión turca por la justicia, señalemos como perturbadoras las dos últimas palabras de la afirmación presidencial. ¿Por qué diablos habría que concentrarse en el mal cometido exclusivamente por un solo país, dejando a todas las demás naciones, en particular a las peores violadoras de los derechos humanos, en una impune desatención?

Por alguna razón, en efecto, el gobierno turco omite sistemáticamente toda agresión contra Israel, y los intentos por borrarlo del mapa, éstos hoy en día mayormente protagonizados por el presidente iraní a quien, precisamente, Ankara ha definido como «un verdadero amigo».

Las declaraciones del jefe de Estado turco se emitieron en el contexto de la paulatina islamización de Ankara, que se ha alejado de su ex aliado Israel y canceló (11-10-09) un ejercicio anual aeronáutico de la NATO («Águila de Anatolia») para evitar compartirlo con pilotos hebreos.

Reverberó en dichas expresiones la diatriba antiisraelí que en la víspera había pronunciado por televisión el Primer Ministro Recep Erdogan (17-10-09) tildando a Israel de «opresor» y reiterando luego la obsesión que ya es de rigor: «Turquía no es hostil a ningún país, pero nos oponemos a la injusticia». Queda claro que de las muchas y variadas injusticias mundiales, se oponen a una sola.


Muy distintas, en importancia y contenido, fueron las declaraciones que casi simultáneamente pronunciara el Presidente José Luis Rodríguez Zapatero durante su primera visita oficial a Israel (15-10-09), que por cierto debemos festejar: «España es amiga de Israel», ergo «cuando criticamos, lo hacemos como amigos». Así tituló el diario hebreo Ma’ariv su extenso reportaje a ZP: «Somos amigos».

Aunque podría dudarse del cariño de las «críticas» entre Estados, la intención es sumamente positiva, sobre todo porque desde el 1 de enero España presidirá la Unión Europea. En ese contexto, ZP ha planteado la necesidad de abrir una nueva página en las relaciones bilaterales con Israel.

Una adicional faceta alentadora del viaje de ZP a Jerusalén, fue su visita a Yad Vashem, el museo del Holocausto, al que definió como «la página más inhumana de la historia y la más bochornosa de la condición del ser humano». En la firma del libro de dedicatorias, el líder del PSOE escribió: «Seis millones… Barbarie, dolor, memoria. Paz. Con mi afecto al pueblo judío y con mi amistad a Israel».

Cuando un periodista local requirió la opinión de ZP sobre el artículo negacionista del valenciano César Augusto Asencio, el presidente fue terminante: «es inaceptable cualquier pronunciamiento o escrito de alguien que niegue el Holocausto».

Las virtudes de este viaje no ocultan empero el error de ZP: soslayar la patente judeofobia española, que para el líder español «no existe» –ya que existió sólo «en la época de Franco».

(Cabe recordar que un gesto similar tuvo en su momento el presidente francés Jacques Chirac, quien insistía en que Francia carece de judeofobia y, cuando inauguró en París el Memorial de la Shoá (27-1-05), declaró con precisión que la judeofobia «no es una opinión, sino una perversión que mata»).


ZP adhirió de este modo al razonamiento de varios años de Javier Solana y Miguel Angel Moratinos. El primero desconcertó al Comité de Relaciones Exteriores del Congreso norteamericano al declarar allí (26-6-03) que en Europa la judeofobia no existe; y el segundo se enfadó con quien acusara de judeofobia al gobierno español (20-7-06), ya que el pueblo de Israel «debería estar agradecido a España por su preocupación y por su compromiso con la paz en el Oriente Medio».

ZP retomó este desacierto cuando manifestó en Israel que «no todo comentario, publicación o fotografía debe ser considerada» judeofóbica. Aunque esto es enteramente cierto, nunca implica que no se pueda considerar judeofóbico a ningún «comentario, publicación o fotografía». El desafío consiste en dirimir cuáles lo son y cuáles no.
Hay casos en los que la judeofobia se ve a las claras (las caricaturas de Carlos Romeu Müller o los artículos de Maruja Torres) pero en la mayoría de las veces el odio es más sutil, y pasa sobre todo por la demonización del Estado judío –que no es crítica– cometida frecuentemente por los medios europeos, particularmente los españoles.

Un ejemplo extraeuropeo de esta deslegitimación, acaba de producirse con el llamado «Informe Goldstone» (15-9-09) de la ONU, que niega el derecho a la autodefensa del judío de los países. No casualmente, una de los tres miembros de la comisión «investigadora» de los «crímenes de Israel», la profesora Christine Chinkine, antes de «investigar» ya había firmado una carta en el diario Times (11-1-09) en la que acusaba a Israel de «crímenes de guerra». Poca objetividad podía esperarse de quien sabía de antemano dónde estaban las culpas.

El informe fue rechazado por casi toda la sociedad israelí, y como era de esperarse generó una generalizada y poco original condena contra el Estado judío, bienvenida y difundida por insignes defensores de los derechos humanos como Khadaffi, el Hamas, y Bashir Assad.

Los presidentes turco y español se refirieron a esta condena, y aquí difirieron un poco. Mientras Gül esgrimió que «el informe Goldstone es muy importante porque muestra los crímenes de Israel», ZP afirmó que «hay que tomarlo en serio… la respuesta debe ser inteligente, racional y en ningún caso debe ser un obstáculo para el proceso de paz. Yo sé que es un tema muy sensible en Israel y debemos actuar con cautela».

Como hemos mencionado a quienes soslayan la judeofobia europea, digamos que su desacierto consiste en que miden el fenómeno exclusivamente en cantidad de pintadas de odio y de profanaciones de tumbas. Pero en nuestra informática era, esos indicadores son inadecuados. También son evidencia de la judeofobia las expresiones que reflejen un clima general de animadversión.


En ese sentido, la coincidencia entre lo ocurrido en Turquía y en España fue televisiva. Ambas declaraciones presidenciales fueron precedidas por sendas proyecciones patentemente judeofóbicas.

La serie Arylik («Despedida»), transmitida en octubre por la televisión estatal turca TRT1, muestra a soldados israelíes que balean por la espalda a un niño árabe que huye, luego asesinan a una dulce y sonriente joven palestina y, entre otras atrocidades más, alinean a prisioneros civiles antes de fusilarlos a sangre fría, todas ellas acciones que existieron privativamente en el prejuicio de los autores de la serie.

Su productor, Selcuk Cobanoglu, indicó que el plantel que realizó la obra maestra «ama a los israelíes». La norma parecería ser que nos «critican desde el amor».

Pobre Cobanoglu. Uno de sus colaboradores aclaró definitivamente las intenciones de la serie. Hakan Albayrak se despachó así: «los israelíes son como los nazis y llevaron a cabo asesinatos masivos». Albayrak, cuyas fuentes de información parecen reducirse al programa que él mismo perpetró, agregó un recurrente símil que revela la ínsita judeofobia: «Cuando se proyectan películas sobre crímenes de guerra nazis, Alemania no lanza (como hizo Israel) una airada protesta diplomática».

El problema, como vemos, es la irascibilidad de Israel ante el amor de sus críticos, y no las santas intenciones de la televisión turca y su anhelo de justicia.

En paralelo esperpento, el «documental» español se tituló Las heridas de Rafáh y fue transmitido en el programa En portada (4-10-09) de RTVE. Fue escrito por Esther Vázquez, dirigido por José Antonio Guardiola y Susana Jiménez Pons, y producido por Miguel Ángel Viñas y Ana Pastor, un quinteto que cobra sus honorarios del pueblo español a fin de inyectarle judeofobia pura.

En el programa, el bastardo Israel (obviamente, el único país ilegítimo del mundo) se reduce a que «gente vino de Rusia y expulsaron de su casa» a uno de los entrevistados.

La narradora repite hasta la verborragia la palabra «herida» (huelga aclarar que los judíos somos inheribles y que toda herida la producimos nosotros) y casi no deja frase sin la profesional carga de odio requerida, en un discurso que contiene más errores que palabras: «Israel utilizó armas prohibidas para causar el mayor número de bajas», «los acuerdos de Camp David rompieron familias y abrieron heridas», los túneles por donde se contrabandean armas son propaganda sionista, el Hamás ama la paz e Israel los bloqueos genocidas, Israel cierra la frontera –¡la de Gaza con Egipto!–, y «los niños sonríen ajenos a su triste provenir» (los que sonríen son víctimas del pérfido sionismo; ni que hablar de los que no sonríen).

Con su «infancia robada, son víctimas de un odio que no entienden» (los líderes palestinos sólo les enseñan que se suiciden con ternura), y además «nadie ayuda a los palestinos» (…quienes recibieron una asistencia inigualada de casi seis mil millones de dólares).

El programa recibió un enérgico repudio por parte de una de las más activas y valientes organizaciones de amistad para con Israel, la gallega AGAI, en una carta firmada por su presidente Pedro Gómez-Valadés. Todo un logro para una judeofobia si tenemos en cuenta que, según dicen, no existe.


GUSTAVO D. PEREDNIK

06/11/09

05/11/09

OUTRA PERSPECTIVA SOBRE YAAKOV TEITEL


Tras o arresto do “colono” judeu nascido nos EEUU, Yaakov Teitel, o habitual coro de dirigentes moderados e centristas tem-se unido aos políticos esquerdistas e os comentaristas dos mass media, tão cedo como estes têm dado início à competição de ver quem eleva mais a voz na condeia de Teitel com uma linguagem mais violenta.

O seguinte fragmento pertence a um artigo publicado no Arutz Sheva no contexto do “debate” nacional que continua dias depois de ter saído à luz o nome de Teitel:

“O arresto de Yaakov Teitel e a sua aparente confissão duma série de assassinatos políticos tem encendido um vivo debate público em Israel sobre a questão da ‘culpabilidade colectiva’. Mentres a maioria dos locutores de rádio, columnistas, etc. semelham estar dacordo em que não se deveria responsabilizar a todo um sector da população pelas acções dum indivíduo isolado, sem embargo o campo nacionalista sinte-se atacado”.

Uma vez mais o establishment nacionalista encolhe-se de medo e sucumbe à trampa tendida pela esquerda israeli. Tem que justificar a direita o seu direito a viver em Israel e debe pôr-se à defensiva pelo facto de que Teitel tenha sido arrestado? Que fixo Teitel, a fim de contas? Confissou ter atacado aos árabes em represália pelos seus ataques contra judeus. O facto de que os mass media israelis tenham convertido a Teitel no mais atroz terrorista desde Baruch Goldstein e Yigal Amir não significa que nós tenhamos que nos unir ao circo.

Lembremos como reage a esquerda com os seus terroristas. Yitzhak Rabin confissou abertamente ter participado no assassinato político de 16 judeus durante o ataque contra o “Altalena” de Menachem Begin –um intento descarado de eliminar a Begin e evitar que o barco alcanzasse a costa de Tel Aviv em 1948. Ele e os seus chefes políticos (Ben Gurion e companhia) emprenderam essa operação com a finalidade de que o Irgun de Begin não chegasse a significar uma ameaza política para o partido socialista de Ben Gurion, o Mapai, depois da guerra.

A esquerda também tem alardeado com descaro da sua “temporada de caza” contra os jóvenes membros do Irgun. O antigo Primeiro Ministro –agora um simples vegetal- Ariel Sharon também participou em ataques contra as juventudes nacionalistas nos seus dias de membro da Haganá.

A esquerda também ameazou de morte abertamente ao Rabbi Kahane e o agrediram fisicamente quando se atreveu a visitar bastiões esquerdistas como Givatayim, onde movilizaram centenares de kibbutzim para fazer o trabalho sujo. O 5 de Novembro de 1990 o Rabbi Meir Kahane foi assassinado. A pesar de que a bala que o abatiu procedia dum criminal árabe, todos sabemos o papel que os dirigentes israelis desempenharam no seu derramamento do seu sangue. Um papel que a esquerda israeli enarbola como uma insígnia de honra aínda hoje em dia.


Nunca temos contemplado que a esquerda se desculpasse publicamente pelos violentos e homicidas crimes cometidos pelos extremistas que habitam no seu seio –incluídos aqueles que rematariam sendo Primeiros Ministros de Israel, ou alcaides de cidades como Jerusalém, caso de Teddy Kolleck, o homem que dirigia uma dos mais importantes departamentos da Haganá durante a “Cazeria” contra o Irgun em colaboração com a polícia britânica.

Situemos, pois, a Teitel em perspectiva. Trata-se dum judeu solitário que, de ser certos os crimes dos que se lhe acusa, tomou as armas para contraatacar o terrorismo árabe –um terrorismo, que me apresuro a acrescentar- que foi promovido pela esquerda israeli e os sucessivos Governos de Israel, entregando milheiros de rifles de assalto à polícia da OLP, que utilizaram em reiteradas ocasiões essas armas contra homens, mulheres e crianças judias. Ocasionalemnte, um judeu, farto da política de rendição desses Governos e do establishment da direita ve-se arrastado a responder seguibdo o espírito dos nossos heróis nacionais como Shlomo Ben Yosef ou David Raziel, que também utilizaram ataques indiscriminados contra a população árabe da Israel pré-estatal em represália pelos ataques terroristas contra os seus irmãos judeus. E hoje existem ruas, kibbutzim e estradas que levam o nome desses heróis judeus. A Teitel hoje agarda-lhe uma fria cela, no exterior da qual um coro de cruzados morais de esquerda e direita berram as suas falsas palavras de condeia, ódio e medo.

Eu não tenho palavras de condeia para Teitel. Eu só acuso aos dirigentes de Israel –dirigentes da direita nacional incluídos- responsáveis do assassinato de judeus e responsáveis de que judeus como Teitel tomem a justiza pela sua mão para defender às suas famílias e comunidades. Se o Governo e o establishment da direita figessem simplesmente aquilo que estám obrigados a fazer não haveria Teitels nas cadeias.

Se eu fosse um dirigente de Judea e Samaria, os meus comunicados de prensa seriam muito diferentes dos que estám saíndo nos mass media nos últimos dias. Seriam algo muito semelhante a isto:

Teitel é inocente até que se demonstre o contrário. Sem embargo, embora sendo achado culpável dos actos dos que se lhe acusa, ele não seria o culpável último e principal. O Governo de Israel é quem debe ser culpabilizado por ter armado aos terroristas palestinianos e permitir-lhes permanecer em Israel assassinando judeus inocentes. Até que esse Governo esteja disposto a cumprir o seu cometido, salvagardando incondicionalmente aos cidadãos judeus deste país, haverá muitos mais Teitels que tomarão a justiza nas suas mãos. Não é que eu os desculpe, mas à vista do panorama, mais difícil é unir-se a esse hipócrita coro que só tem palavras de condeia para Teitel.


YEKUTIEL BEN YAAKOV

04/11/09

RABIN, SOLDADO DO AMOR



Corria Outubro de 1990. O Ministro de Defesa socialista, Narciso Serra –mais conhecido pelo alcume de “Cavalo Avariado” nos círculos guerristas do seu partido- envia a fragata “Numância” ao Golfo Pérsico, durante a 1ª guerra contra Irak. A devandita fragata participaria activamente nos primeiros bombardeos aéreos sobre Irak, proporcionando cobertura aos grupos anfíbios fronte as costas de Kuwait.

É a primeira operação bélica na que tomam parte forzas armadas espanholas desde a Guerra Civil do 36. Num estilo inconfundivelmente casposo, a meio caminho da actuação das pin-ups playboy em “Apocalypse Now” e os filmes de Alfredo Landa tipo “Cateto a babor”, Serra promove um concerto de destacados artistas espanhois no porto de Abu Dabi.

O evento contou com a participação do mais granado do artisteo pátrio, desde La Charanga del Tío Honorio até Objetivo Birmania. Mas a actuação estelar esteve reservada para a minha paisana Marta Sánchez e o grupo Olé Olé. A sua  intervenção interpretando o lacrimógeno tema “Soldados del amor” -ante a atônita/embobada olhada duma marinharia compreensivelmente posta até as celhas de bromuro- marcou um antes e um depois na história das nossas gloriosas Forzas Armadas -que a partir de então passaram a ser conhecidas como o Exército da Senhorita Pépis.

Este episódio do "Numância" digo eu que houvo influir, sem dúvida, na actitude pacifista, entreguista e aborregada que havia tomar meses depois o Primeiro Ministro israeli, Yitzhak Rabin, quem em nome da “PAZ E O AMOR” asinou os Acordos de Oslo, grazas aos quais o moribundo terrorismo palestiniano recebeu um forte aldabonazo moral e o reconhecimento do mundo todo.

Pessoa profundamente generosa e desprendida, Rabin, esse homem de Paz, entregou aos palestinianos -a câmbio de nada!- territórios pertencentes a Eretz Israel, um amplo arsenal de armamento e todo tipo de ajuda logística para seguir massacrando a centenares de cidadãos judeus.

Nesta entranhável data do Rabinaversário, adicamos-lhe com todo o nosso sentimento este bonito videoclip. Que o disfrute no Inferno!


SOPHIA L. FREIRE


SOLDADOS DEL AMOR


 

Cosas pasan en este juego
una partida perdida.
Caminamos dentro del fuego
otra granada.

No sé cuánto tiempo pasaré sin ti
sin el poder que me das a mi.
Entre nosotros no hay guerra ahora
vivimos al ritmo de un mismo tambor.

Tú y yo
soldados sin batallar.
Los dos
manteniendo guardia.
Tú y yo
protegiéndonos.
Los dos
soldados del amor.

Miras lejos y luego piensas
sobre las cosas que tienes.
Cuerdas flojas eso es la vida
nos pasa siempre.

No debemos tratar de explicar
lo que se va nunca volverá.
Entre nosotros no hay guerra ahora
vivimos al ritmo de un mismo tambor.

Soldados
somos soldados
del amor
somos soldados del amor





LÉVI-STRAUSS, EL ÚLTIMO


Tenía 101 años y era el último. De su generación de grandes profesores, de escritores enormes, de hombres arrogantemente superlativos: fue amigo –y guasón crítico– de Jacques Lacan, compartió mesa con André Breton y la tribu surrealista, se sentó en el restringido club de los inmortales que componen la Académie Française, dictó sus cursos en el más alto Olimpo académico, el Collège de France, en donde deslumbró a cuantos tuvimos la rara fortuna de escucharlo, tuvo una vida larga y fastuosa, que hubiera quedado prematuramente quebrada en Buchenwald o en Auschwitz, si no hubiera tenido la prudencia de huir de la Francia petainista menos de un año antes de la aniquilación judía.

Cuando yo lo conocí era el único que podía hablar en cualquier aula sin que nadie en su presencia osara interrumpir el fluir solemne de su sabiduría: no era común eso en el inicio de los años setenta. Algo lo hacía diferente de los demás; aun de los más grandes. Quizá una infranqueable distancia: la del hombre que ha vivido siempre en otro sitio, en el confín de un mundo casi inaccesible que él aprendió a entender con el frío rigor y la belleza que sólo dan las matemáticas. "A lo largo de veinte años, despertándome al alba, borracho de mitos, he vivido realmente en otro mundo".

Claude Lévi-Strauss, chamán investido en formas de dandy, nunca fue de éste. Y lo sabía. Cultivó su diferencia, hasta construir el más bello personaje de la Francia del siglo pasado. Aquellos que escucharon su voz en el aula sabían que algo irrepetible se había producido. Y que ese algo era más del orden del rito que del de la sola enseñanza. Porque el chamán no enseña; trueca en otro a quien lo escucha.
Y es que el gran escritor –uno de los más grandes de la lengua francesa en la segunda mitad del siglo veinte– era una voz, ante todo. De sus largas estancias en tierras de magos, Lévi-Strauss trajo consigo la condición del chamán, su lírica construcción de los relatos orales, su percepción mágica del sonido. Y, ante quienes lo escuchábamos, el narrador de historias sencillas y misteriosas investía todas las voces sacerdotales a través de las cuales había metódicamente transitado.

Era la suya la voz pausada y grave que exige la sacralidad del pensamiento salvaje, pues que sus relatos eran –no se hubieran tolerado no ser– transcripción fidelísima de aquello anotados con mimo, desde los primeros viajes, desde el enamoramiento de tribus aún en plena vida cuando él las estudió y, mucho antes de que él mismo desapareciera, desaparecidas. Y aquel anciano –lo era ya en los setenta–, hablando en el corazón del Olimpo académico parisino con palabras de hombres y símbolos que no existían ya más que en su memoria y en sus cuadernos de viaje, perpetuaba así, ante los jóvenes que lo escuchaban, que lo escuchábamos, presos aún más del placer del cuento que de la admiración por su sabio desguace, una liturgia iniciática que empezaba muy lejos, en los laberintos geométricos que tatúan la faz de los bororo, en la extraña combinatoria de las felices comunidades que ningún lazo establecen entre generación y cópula. Alzado sobre la tarima de la gran aula ante la pizarra, Claude Lévi-Strauss era todos los chamanes. Los demás, sólo aprendices.


GABRIEL ALBIAC

EL HOMBRE QUE ESCRIBE



En los tristes trópicos, el caudillo nambikwara se sentaba horas enteras frente al joven forastero, pálido y larguirucho, que empleaba la mayor parte de su ocioso tiempo en trazar líneas y dibujos sobre un cuaderno abierto. El joven extranjero había llegado hacía ya un buen tiempo, acompañado por otro par de tipos con los que compartía palidez y lengua extraña. Era educado y amable; lo eran también sus compañeros. Los nambikwara son -eran- gentes hospitalarias y afables. Los aceptaron. Aunque sus extraños modos de perder el tiempo no podían sino resultarles carentes de la menor lógica o sentido. Y aquel, el larguirucho, se paraba cada dos pasos para hacer aquellas rayas sobre un objeto que sacaba del bolsillo.

El caudillo nambikwara descubrió muy pronto que aquel era el específico rito que consagraba la jefatura del tipo pálido ante sus hermanos de piel y lengua. Al cabo de una semana, se sentó enfrente de él, tomó un palito de dimensión semejante a la del que el extraño visitante utilizaba, y comenzó a trazar sus propias rayas en el suelo. Tanto tiempo cuanto lo hacía el otro sobre su cuaderno abierto. Pasados un par de días, un joven nambikwara se acercó a los dos, se acuclilló y empezó a repetir lo que hacía el jefe. El jefe le propinó un fuerte bastonazo en la cabeza y lo expulsó de allí con cajas destempladas. Nunca más ningún miembro de la tribu osó copiar el rito. Era el rito de jefatura. De un modo misterioso, el gesto nambikwara repetía la certeza que un griego formuló dos mil cuatrocientos años antes: que la escritura es poder y que el poder no se comparte.

A su vuelta a París, el joven larguirucho contó la historia de aquel jefe nambikwara en un libro que iba a revolucionar el pensamiento del siglo veinte europeo. Y Claude Lévi-Strauss inicia su camino en la leyenda. Su camino en la escritura. Ese que nunca acaba.


GABRIEL ALBIAC

KAHANE E A PRENSA ISRAELI



Quando se trata de falar do Rabbi Meir Kahane, os mass media perdem o sentido do ridículo. Uns cartazes anunciando o seu Memorial deste ano levaram a que aparecesse esta patética nova no ”The Jerusalem Post”:

Apenas um dia depois do processamento do presunto terrorista Ya’acov Teitel, e a menos duma semana de transcorrido o aniversário do assassinato de Yitzhak Rabin por um activista de direita, Jerusalém tem aparecido coberta de cartazes em apoio doutra controvertida figura –o rabino ultranacionalista ortodoxo Meir Kahane”.

O “jornalista” que escreveu o parágrafo –provavelmente um dos editores do ”The Jerusalem Post”- foi incapaz de resistir-se a vincular os cartazes de Kahane com o assassinato de Rabin e os presuntos actos cometidos por Teitel. E tudo isso no primeiro parágrafo do que se supõe que é uma secção de notícias!

Ao final do artigo aparece uma acertada afirmação do membro da Knesset Michael Ben-Ari: “Ben-Ari declarou rotundamente que Kahane ‘não era razista, ele amava Israel e, se isso significa ser um razista, daquela era razista. A gente que o chama razista sim que são uns razistas”. Bravo.


Mentres, a rádio governamental Voz de Israel volveu demonstrar que apoiam a liberdade de expressão (sempre e quando quem se exprima seja de esquerdas). A Voz de Israel –integrada na IBA (Israel Broadcasting Authority) proibiu os anúncios que convocavam aos actos em memória do antigo membro da Knesset assassinado, Rabbi Meir Kahane. A família de Kahane anunciou que demandará ao Governo.

Itamar Ben-Gvir, ajudante na Knesset do parlmentário Dr. Michael Ben-Ari (membro de União Nacional), advertiu que se a IBA não retira a proibição, exigirão que também proíbam os anúncios que convocam a asistir aos actos em memória do antigo Primeiro Ministro Yitzhak Rabin.

A emissora de rádio retirara os anúncios tras recever queixas da organização ántisemita Paz Agora, e baseou a sua decisão no facto de que todo o relativo ao Rabbi Meir Kahane é “demassiado polêmico”. O conteúdo do anúncio consistia num chamamento do membro da Knesset Ben-Ari, alentando à gente a acudir ao acto de homenagem no 19º aniversário do assassinato de Kahane o próximo joves. No anúncio não se fazia referência nem a história, nem à biografia, nem aos pontos de vista políticos de Rabbi Kahane.

A propósito, o acto comemorativo terá lugar o 5 de Novembro às 18’00 horas no Heichal David Hall, 14 Oholiav Street em Jerusalém.



03/11/09

AGORA A COISA VAI EM SÉRIO



A Inteligência Militar israeli vem de revelar que os palestinianos de Gaza têm testado satisfactoriamente uns mísseis fabricados em Iran com um rango de alcanzo de 40 milhas –o que permitiria alcanzar sem problemas Tel Aviv.

Os progres de esquerda, no fundo, passaram muito dos ataques com “foguetes” (como eles e o Ha’aretz os denominavam) sobre Sderot. Mas a coisa câmbia, e estariam dispostos a reduzir Gaza a cinzas, se o objectivo terrorista atacado fosse a “chick” Tel Aviv.

Tem-se argumentado com freqüência que Israel tem um pacto implícito com os terroristas palestinianos para evitar a sabotagem de determinados “pontos quentes”. Dos mais de 12.000 projectis lanzados desde Gaza casualmente nenhum caiu sobre os oleoductos ou terminais petrolíferas próximas. Inclusso Hezbolá é sumamente cuidadosa à hora de dirigir os seus ataques só contra as cidades e vilas de segunda orde, ao longo da fronteira, mas nunca contra os influíntes e progressistas kibbutzim que entram dentro do mesmo rango de distância.

TÓPICOS DE RABIN



Ano tras ano, segundo se aproxima o 4 de Novembro, os portavozes da esquerda e dos mass media reiteram as mesmas velhas mentiras sobre o assassinato do Primeiro Ministro Rabin. Qual é a sua agenda oculta? Difamar àqueles que acreditam na Terra de Israel, de modo que se são expulsos dos seus fogares não seja algo tão indefendível.

O mal tempo levou a pospôr o Acto Memorial do Primeiro Ministro Yithzak Rabin da passada fim de semana até o vindeiro sábado pela noite. Isto permitiu que a esquerda israeli gozasse duma imprevista semana extra para preparar o Festival Rabin, um autêntico carnaval mediático intitulaod nesta ocasião “A incitação que precedeu ao assassinato”. Uma vez mais, o lugar comum, os inacreditáveis clichés progres que têm rematado sendo axiomas inquestionáveis grazas, sobretudo, à maquinária de propaganda dos mass media.

Uns quantos exemplos bastarão para vê-lo com claridade:


1. “O assassinato de Rabin supuxo a paralisasão do Processo de Oslo” –estupidez absoluta. O Processo de Oslo não se deteve pela morte de Rabin. Estancou-se devido a que o seu maior logro foi o assassinato terrorista de 1.500 cidadãos israelis –entre os que não estava incluído Yitzhak Rabin. O Processo de Oslo seguiu vivo e coleando tras a morte de Rabin. O seu sucessor, Simon Peres, continuou prestando-se a todo tipo de entregas na segunda fase dos Acordos de Oslo. O próprio Netanyahu contribuiu com os Acordos de Wye e Hebron. Aínda mais adiante, Ehud Barak asinou os Acordos de Sharm e acudiu a Camp David com inigualáveis ofertas à consideração dos palestinianos.


2. “Yigal Amir asestou um golpe mortal à Democracia” –outra imbecilidade. Yigal Amir não asestou golpe algum à Democracia, tão só a Rabin. A Democracia não se viu em absoluto afectada pela morte de Rabin. Houvo, doutra banda, um dirigente israeli que posteriormente sim que asestou um golpe letal à Democracia –mas que não soe ser mencionado: Ariel Sharon. Velaqui uma pessoa eligida democraticamente dentro duma plataforma política, que uma vez eligido se ciscou na vontade dos seus votantes e levou a cabo um programa diametralmente oposto àquele pelo que resultara eligido. Depois apresentou a plebiscito a sua nova linha política –acreditando que seria refrendada- e contemplou como foi massivamente rechazada, contrariamente ao que ele tinha planeado. Este mesmo dirigente submeteu a votação a sua nova linha política no seio do gabinete governamental e fulminou aos ministros recalcitrantes para assim lograr uma maioria artificial. Esta foi a pessoa que asestou um golpe letal à Democracia em Israel.


3. “Netanyahu tem aceitado o legado de Rabin ao manifestar-se dacordo com a solução de ‘dois Estados para dois povos’” –é difícil exprimir uma mentira maior. Quando Netanyahu fala dum Estado palestiniano, está a anos luz de distância do legado de Rabin. Rabin estava veementemente em contra dum Estado palestiniano. No seu último discruso na Knesset o 5 de Outubro de 1995, durante o debate de ratificação do Segundo Acordo de Olo, dixo: “A solução final será com umas fronteiras que incluam a maior parte dos limites existentes durante o Mandato Britânico. Ao lado destas fronteiras, surgirá uma entidade infraestatal palestiniana, que se fará cárrego autonomamente da vida quotidiana daqueles palestinianos que vivan dentro dessas fronteiras. As fronteiras de Israel na solução definitiva estarão mais alá das que existiam antes da Guerra dos Seis Dias. Não regressaremos às linhas de Junho de 1967… (Exigimos) primeiro e antetudo uma Jerusalém unificada que inclua tanto Maale Adunim como Givat Zeev, e que seja a capital de Israel e esyteja sob exclussiva soberania israeli… As fronteiras de seguridade para defender Israel estarão no Val do Jordão, na sua mais ampla interpretação possível. O que incluirá o Bloco de Etzion e outros assentamentos que estám nesse área, o leste do que no seu momento foi a Linha Verde anterior à Guerra dos Seis Dias. Devemos estabelecer blocos de assentamentos e agardar que cheguem a er como os assentamentos de Gush Katif, mas em Judea e Samaria (¡!)”.

A morte de Rabin foi o resultado da violenta atmósfera existente durante aquele período –e que o próprio Rabin contribuiu em grande medida a fomentar. Pagou com a sua vida pela atmósfera que ele propiciou fazendo afirmações que provocaram grande antagonismo face a sua pessoa. Insultou aos residentes no Golan, comparou à direita com os terroristas de Hamas –o qual não se pode qualificar senão como incitação- e declarou que ele era o máximo responsável da seguridade do 98% dos cidadãos israelis.

Noutras palavras, anunciava que a seguridade dos residentes nos assentamentos deixava de ser coisa sua.


HAGGAI HUBERMAN

02/11/09

JÓVENES COLONOS CONSTITUIM O CLUBE DE FANS DE YAAKOV TEITEL


Bem, admito-o. O titular deste post é uma parvada. Mas decidim publicar esta primícia antes de que o fagam os de Yediot Ahronot, Jerusalem Post ou Ha’aretz.


Cosmic X in Jerusalem

O SHABAK DETÉM AO ASSASSINO DE CRISTO



Coincidindo (como não!) com a apoteose da semana de exaltação do ídolo progre Yitzhak Rabin,  as autoridades israelis vêm de arrestar a Yaakov Teitel, sob os cárregos de ter cometido todos e cada um dos crimes sem resolver em Israel acaecidos durante os últimos 2.000 anos. Casualmente, repetimos, justo nos dias do Rabinaniversário.

Teitel é um judeu que vive no assentamento de Shvut Rachel (Shomron). Os seus vizinhos e amigos –que curiosamente são os nossos- descrevem-no como um homem amável, entregado à sua família e sempre disposto a ajudar aos demais membros da comunidade. Bem. Pois resulta que este “colono” é o responsável de inumeráveis assassinatos de árabes, missioneiros cristãos, do atentado contra o clube gay de Tel Aviv, de atentar contra os polícias que escoltaram a marcha do Orgulho Gay em Jerusalém, do petardo que estoirou na porta da casa do ántisemita Zeev Sternhell, etc, etc, etc. Os filhos de puta do Ha’aretz já o têm julgado e condeado.

Yaakov Teitel tem sido acusado duma ingente quantidade de crimes -sem relação alguma entre sim- cometidos com todos tipo de armas diferentes e os mais variados módus operándi durante os últimos 10 anos. Repetimos: sem relação alguma entre sim, para além do facto de que tras permanecer três dias isolado nas dependências do Shabak, Teitel tem confissado ser autor de todos eles.

O advogado de Teitel, Adi Keidar, manifestou que o seu cliente tem admitido factos delictivos que resulta impossível que tenha cometido –nomeadamente o atentado contra o Clube Gay de Tel Aviv. Aspecto este que a própria polícia reconhece.

Não fica claro onde adquiriu Teitel entrenamento no uso de tão variados tipos de explossivos e armas, como logrou organizar as fogidas de tão distintas cenas de crimes, ou como reuniu tamanhe arsenal de fussis adquiridos de contrabando tras bulrar as aduanas estadounidenses e israelis. A acusção já fala de ele como do Rambo judeu.

O portavoz do Shin Bet, Ilan Sheker, assegurou aos jornalistas que este não é o típico caso em que o Shabak agarra da suas listas a um direitista mentalmente inestável e o tortura até que confisa um montão de crimes que nem sequer um James Bond judeu teria sido capaz de levar a cabo impunemente. Não. O Shin Bet oficialmente deixou de utilizar esse tipo de tácticas já há mais de um ano (sic).

Este é um caso absolutamente legal. Não como na ocasião em que o Shin Bet enviou um agente a provocar a Yigal Amir cantando-lhe dia e noite o soniquete de “Quando fazeremos algo com Rabin” e depois mandou ao cárcere a uma jovem sem relação alguma com o caso por não avisá-los a tempo (¡!). Ou como quando inventaram uma organização terrorista judea falsa e depois propagaram os seus informes secretos. Não. O Shin Bet esta vez vai absolutamente pelo legal.

Em todo caso, vaia a nossa noraboa ao Shabak pelo arresto deste extremista DE DIREITA, culpável de todos os crimes dos últimos 2000 anos.

Estes chicos do Shabak é que são geniais e infalíveis. Mas, permita-se-me que lhes faga uma proposta: por que não se esmeram e arrestam aos tipos que levam retendo desde há vários anos no seu poder a Gilad Shalit? Sim, já sabemos que são muito escurridizos, e que requeriria entrar no território inimigo e fazer o trabalho para o que realmente lhes pagam. É muito mais singelo deter a um chivo expiatório, asustá-lo, golpeá-lo durante uns quantos dias, e depois emprumar-lhe todos os crimes sem resolver que seja capaz de confissar, de modo que coincidindo com o aniversário do idolatrado Rabin a gente veja que não sodes uma panda de incompetentes.

Por fim poderão durmir todos tranquilos de noite em Israel. Yaakov Teitel tem sido enviado ante a justiza por “fazer estoirar um petardo na casa dum árabe gay chamado Jesuscristo portando um M-16”.


SOPHIA L. FREIRE

01/11/09

URINARIA-SE LARRY DAVID NO CORAN?


Num recente episódio de Curb Your Enthusiasm [nota: El show de Larry David em Espanha], o protagonista, Larry David, urina accidentalmente sobre um retrato de Jesuscristo mentres está de visita na casa de alguém. O facto conduz a um malentendido no que os proprietários da casa acreditam que, como se duma miragre se tratasse, Jesuscristo está chorando.

Alguns cristãos têm amosado o seu comprensível escândalo.

Velaqui algumas das perguntas que eu me fago:

Temes pela sua integridade física ou a sua vida os produtores deste show, o próprio Larry David ou qualquer pessoa que tenha a ver com a série? Têm começado já os grupos cristãos a fazer chamamentos a assassinar a qualquer pessoa que tenha algo a ver com esse episódio?

Comparando isto com as revoltas originadas pelas caricaturas de Mahoma e as suas ameazas de morte, que lições podemos extrair respeito o Islám e o Cristanismo? Qual dessas fês é uma Religião de Paz e qual não?

Os produtores deste show progre teriam permitido igual de alegremente uma cena na que o helenista Larry David urina-se sobre um exemplar do Coran? Ele nunca teria urinado sobre um retrato de Mahoma porque todos nós sabemos que fazer mofa duma representação de Mahoma imediatamente implica a tua sentenza de morte. Assim que melhor nos ciscamos na Bíblia.

Pergunta: porque está na nossa “cultura” permitido defecar-se em Jesuscristo, mas urinar-se no Coran é algo simplesmente impensável? Que significa isso?

E porque os progressistas que agora mesmo entornam os seus olhos dizendo que os cristãos se deveriam calmar porque nisto consiste a liberdade de expressão, alzariam-se em armas se Larry David tivesse feito o mesmo com o Coran? São os mesmos que maldizeram aos artistas que figeram as caricaturas de Mahoma que tanto provocaram e desgostaram aos muçulmãos. São os mesmos que argumentam que quando se refere à sensibilidade do mundo muçulmão a liberdade de expressão deve ter limites. Se Curb Your Enthusiasm tiver um episódio no que Larry David se urinar no Coran, estariam em todos os titulares falando de Islamofóbia e que devemos ser sensíveis com os sentimentos dos milhões de muçulmãos, etc. Seria tachado imediatamente de discurso do ódio. Haveria pleitos judiciais, a série seria cancelada e a carreira de David teria tocado ao seu fim.

A produtora HBO tem saído em defesa do episódio, dizendo que só se trata duma paródia. Que cumpre lhe restar importância. Portanto, se Larry David urinasse encima do Coran, HBO seguro que diria que é uma paródia e que cumpriria lhe sacar importância. Por que será que acredito que isto último nunca se passaria?

Que lição podemos exrair de tudo isto?


JAMIE GLAZOV

JESÚS, EL REY DE LOS PALESTINOS




Bastaron unas pocas décadas para que un mundo crédulo y receptivo aceptara la fábula de un pueblo palestino, que jamás existió, que nunca tuvo fronteras, ni moneda, ni idioma propio, ni gobernantes conocidos en ninguna era, ni arqueología, ni ciudades históricas conocidas, ni economía propia. Aun así, con todas estas y miles de pruebas más, a este grupo de farsantes egipcios, jordanos, libaneses y sirios se les dio el mote de “Palestinos”, se les fabricó una historia y se les reconoció una entidad nacional, que jamás tuvieron, y que está en plena contradicción con la historia más objetiva.

Ahora, después del éxito alcanzado convenciendo al mundo de que sus reclamos territoriales son justos, se han largado en una nueva batalla, convencer al mundo de que Jesús, no era judío, sino palestino, al igual que su madre María, y que ambos eran árabes, y profetas del Islam, raro, teniendo en cuenta que el Islam apareció siglos después, pero a nadie le interesa, cualquier cosa es válida al momento de demonizar a los judíos.

No solo bastara con cambiar el origen de Jesús, y hacerlo árabe, sino que los romanos, que en ese entonces controlaban Judea y Samaria, hoy conocida como Cisjordania, pasaran a ser sionistas y no sería de extrañar que todo el imperio romano sea pintado de sionismo, para denotar su maldad. Seguramente se llegara a decir que Cleopatra era árabe y los sionistas de Roma aplastaron a los egipcios, suena absurdo, pero es tan absurdo como la mismísima pretendida existencia de un pueblo palestino.

La política de reescribir la historia de la tierra de Israel con el fin de negar el derecho de Israel a existir es fundamental para la Autoridad Palestina (AP). Mucho antes de que comenzara la guerra de terror en el año 2000, la Autoridad Palestina estaba librando una guerra a la historia, había que borrar la historia judía y sustituirla por una historia palestina fabricada. Esta nueva redacción tenía y tiene dos objetivos centrales:

1 – Borrar a la nación judía y sus 3.000 años de historia en la Tierra de Israel;

2 – Inventar la antigua Palestina, con musulmanes y árabes en la historia de la tierra.



El objetivo de esta revisión histórica, como una estrategia política, se expresó por primera vez públicamente en una conferencia de “historiadores palestinos” en 1998, cuando esta reescritura de la historia se vinculó al objetivo político de negar el derecho de Israel a existir:

“El Dr. Yussuf Alzamili [Presidente del Departamento de Historia], solicitó a todas las universidades y colegios para escriban la historia de Palestina y la defendieran, y no que tal historia debía negar la existencia de Judíos en esta tierra…”

Otra distorsión es ocultar a los palestinos que Jesús era un Judío que vivía en la tierra de Judea e Israel. Los líderes de la AP en repetidas ocasiones, han definido a Jesús como un palestino que predica el Islam, negando así la historia no sólo de los judíos, sino también la historia y la legitimidad de la cristiandad, sin importar la cronología de los hechos y que el Islam apareciera siglos después de Jesús, muchos están empezando a aceptar esta extraña versión.

“No debemos olvidar que el Mesías [Jesús] es un palestino, el hijo de María, la palestina”. [Al-Hayat Al -Jadida, 18 de noviembre de 2005] Esto no es sólo una distorsión de la historia personal de Jesús, sino también un anacronismo. Los romanos cambiaron el nombre de Judea / Israel a “Palestina” 136 años después de la muerte de Jesús, para castigar a la nación judía después de su fracasada rebelión.

En otra anomalía, Jesús se convirtió en un Shahid, un santo mártir del Islam. Considerando que las enseñanzas islámicas hacer  ver a Jesús como parte de la tradición profética islámico, el Islam en ninguna parte se refiere a él como un Shahid.


Abajo detallamos algunas distorsiones que, de la misma forma en la que se acepto la existencia de un pueblo palestino, serán hechos históricos en poco tiempo:


Jesús es un profeta palestino
Fuente: televisión palestina (Al Fatah), 9 de junio 2009
Tayseer Tamimi, jefe religioso de Justicia de la PA: “Jesús es el único profeta de Palestina.”

Jesús y María eran palestinos “por excelencia”
Fuente: televisión palestina (Al Fatah), 12 de mayo 2009

El Mesías [Jesús] fue palestino
Fuente: Al-Hayat Al-Jadida (Fatah), Nov. 18, 2008
“No debemos olvidar que el Mesías [Jesús], la paz sea con él, fue palestino, el hijo de María, una palestina, que está santificada por cientos de millones de creyentes en este mundo.”

El cristianismo nació en un país árabe
Fuente: Al-Hayat Al-Jadida (Fatah), octubre 28, 2006
“El cristianismo nació en nuestros países árabes y el Mesías [Jesús] es un palestino de Siria, nacido en Nazaret.”




OUTRA FORMA DE COMEMORAR A RABIN


Por vez primeira desde o seu assassinato, a direita tem organizado uma cirimónia comemorativa de Yitzhak Rabin: uma “cirimónia alternativa para aqueles que têm sido assassinados pelos Acordos de Oslo” e também…uma vela solitária para Rabin.
A organização patriótica Eretz Yisrael Shelanu protagonizou o passado joves um memorial pelo assassinato. Até agora, este dia tem sido sempre uma data de incitação e ódio contra a direita pelos movimentos de ultraesquerda. Devido a isso, este dia praticamente vinha sendo ignorado por qualquer pessoa que se queira de direita. Mas este ano, 14 anos depois da desaparição de Rabin, uma organização pro-judia tem decidido celebrar a efeméride difundindo o autêntico legado de Rabin: encendendo um milheiro de velas em memória daqueles assassinados pelos Acordos de Oslo promovidos por Rabin.


Eretz Yisrael Shelanu, plataforma dirigida pelo Rabbi Shalom Dov Wolpe e Baruch Marzel, atacou assim directamente um dos grandes iconos dos progres israelis: os Acordos de Oslo. O Processo de Oslo legitimou à OLP e permitiu que os seus dirigentes e pistoleiros se instalassem em Yehuda, Shomron e Gaza. Os terroristas palestinianos foram autorizados a portar armas (proporcionadas por Israel) que utilizaram para assassinar judeus ao longo e ancho do Estado judeu. A onda terrorista foi especialmente aguda entre os anos 000 e 2003, durante os quais era habitual que os judeus morressem massacrados por dúzias no transcurso de apenas uns dias.

“Hoje encendemos velas em memória dos 1000 assassinados por Oslo, e uma em memória de Yitzhak Rabin. Não nos uniremos à ‘carnavalada Rabin’ que se celebra todos os anos”, dixo o joves o oficiante da cirimónia Shai Gefen.


Baruch Marzel dixo que a pesar dos intentos de vincular a resposta da direita ao assassinato com uma forma de apoio, a direita não tem nada a ver, e que o assassinato não se deveria vincular tão alegremente a estas posições ideológicas. “Nós não acreditamos que os assuntos públicos se devam arranjar a tiros, mediante a forza e a violência. Os rivais políticos não podem ser assassinados. E Rabin, ao fim e ao cabo, também fixo muito pelo Estado de Israel”.

Pela sua banda, Tiran Pollak –que perdeu duas irmãs num ataque terrorista palestiniano- dixo: “Milheiros de famílias têm perdido os seus seres queridos. Quem é o responsável desse sangue? O seu sangue também é vermelho, não é inferior ao dalgum. Segue-se falando do ‘legado de Rabin’. Que legado? Só sei que perdimos 1000 irmãos grazas aos Acordos de Oslo”.

“O legado de Rabin está corrupto. Prometeu paz e recebemos sangue, fogo, e lágrimas nos cimitérios”, afirmou no curso do acto o Rabbi Dov Wolpe.

O activista da Fronte Nacional Judia, Itamar Ben Gvir concluiu a juntanza alternativa com estas palavras: “Nesta cirimónia proclamamos: basta já! Basta de Festivais Rabin. Desejamos que esta cirimónia em memória das vítimas de Oslo se celebre nos anos vindeiros e que, eventualmente, se convirta na forma de comemorar o legado de Rabin”.

O que fica claro é que a comemoração annual do escuro assassinato de Rabin é o evento socialmente mais divisivo e de confrontação de todo o calendário israeli.

ALTALENA: O LEGADO DE YITZHAK RABIN



Os mass media israelis estám estes dias saturados de programas com evocações e homenagens em memória do seu ídolo Yitzhak Rabin. Pelo contrário, muitos de nós lembramos a um Rabin distinto e uma história de Israel diferente.

Yitzhak Rabin foi partidário de David Ben Gurion, oficial do Palmaj [nota: unidade de elite da Haganá], chefe das IDF, duas vezes Primeiro Ministro israeli, e foi assassinado tras uma aparição numa manifestação da esquerda, há catorce anos. Desde então, a esquerda, os massa media, os políticos e acadêmicos israelis têm-no utilizado como excusa, como justificação, para arremeter contra todo aquele que ouse amosar o seu desacordo com a sua ideologia e opiniões.

Se se tratar de literatura, em vez de história, poderíamos falar dum caso de justiza poética, “…um procedimento literário no que a virtude é finalmente recompensada, e frequentemente na literatura moderna por um giro irônico do destino intimamente relacionado com a própria condita d personagem”.

O qual nos leva até o Altalena, uma tragédia provocada pelo envilecido ódio duns judeus contra outros judeus. E que deixa reduzida a anedta a desprezável “caceria” na que os seguidores de Ben Gurion proporcionaram os nomes dos seus compatriotas judeus do Irgun às autoridades britânicas para que os mantivessem sob arresto ou os eliminassem.

Em 1948, o Irgun de Menajem Begin apanhara-se para adquirir umas armas muito necessárias na batalha pela independência de Israel. Alcanzara-se um acordo com o novo Governo provisional respeito a como deveriam ser usadas e distribuídas, com uma prioridade absoluta para libertar a Cidade Velha de Jerusalém. Mas Ben Gurion enganou-no e rematou enviando aos seus soldados –incluíndo a Yitzhak Rabin- a atacar o barco Altalena, destruir o armamento e assassinar aos judeus que o transportavam.


“Begin, mentres tanto, subira a bordo do Altalena, que agora se dirigia face Tel Aviv. Aínda agardava que fosse possível chegar a um acordo com o Governo Provisional e descarregar as armas restantes pacificamente. Mas não foi ssim. Ben-Gurion ordeou a Yigael Yadin que concentrasse um grande número de tropas na praia de Tel Aviv e que tomasse o barco pela forza. Foi transportado à zona armamento pesado e às quatro da tarde, Ben-Gurion ordeou o afundimento do Altalena. Um dos projectis alcanzou o barco, que comezou a arder. Existia o perigo de que as lapas se extendessem aos contenedores que continham explosivos, e o capitão ordeou que toda a tripulação abandoasse o buque. A gente saltou pela borda, mentres os seus companheiros os íam recolhendo em balsas. Embora o capitão enarbolou a bandeira de rendição, o fogo a discreção continuou caíndo sobre os superviventes desarmados. Begin, que estava em coberta, accedeu a abandoar o barco só uma vez que até o último dos feridos tivo sido evacuado”.

O velho Shmuel Katz confissou-me que ele sempre acreditara que o principal objectivo do ataque foi o assassinato de Menajem Begin –a quem Ben-Gurion considerava o seu mais forte rival. Menajem Begin, sempre todo um cavaleiro, na sua ingênua inocência nunca aceitou essa hipótese, nem ecigiu escusas daqueles que trataram de acabar com ele e que assassinaram aos seus companheiros.

Em Psicologia rege um princípio chamado projecção. “A projecção sempre aparece quando vemos os nossos próprios rasgos noutra pessoa…”. Isso explica por que Menajem Begin e os nacionalistas judeus da direita israeli não verbaliza permanentemente uma personalidade assassina e incitadora face a esquerda –mas a esquerda sempre o faz respeito à direita.

A equerda israeli tem uma bem documentada história de discriminação e violênca –por exemplo o Altalena e Amona- contra a direita, a pesar de que não têm problemas com proclamar constantemente que nós somos os que atacamos a outros judeus.

A sociedade israeli aínda está pagando os ódio prévios à constituição do Estado e o assassinato de Yitzhak Shair segue sendo utilizado como ferramenta contra um grande e crescente sector do Povo de Israel. Ignoro se alum dia chgaremos a saber quem esteve realmente detrás do assassinato. Só sei que a esquerda o tem adoptado entusiastamente como o seu mantra, a sua arma de guerra contra os mais leais e honestos dos cidadãos israelis.


BATYA MEDAD