11/03/10

TRÊS JORNAIS VALENTES

Três jornais suecos decidiram publicar as caricaturas do debuxante Lars Vilks, nas que caricaturiza a Mahoma como se for um cão.

O jornal Dagens Nyheter justificou a sua decisão sinalando que uma ameaça contra Vilks é por extensão “uma ameaça ontra todos os suecos”, mentres que o rotativo Expressen defendeu a iniciativa como uma toma de postura a favor da liberdade de expresão.

“Fazemo-lo como parte dum material de fundo para que o leitor poida formarse uma ideia de por que o debuxo de Vilks é controvertido. É uma apreciação jornalística normal, não há provocação alguma, apenas informação”, afirmou Daniel Dandström, redactor chefe de Sydsvenskan,o terceiro jornal implicado.

O tabloide Aftonbladet, que difundiu o debuxo três anos atrás, rechazou fazê-lo agora por considerar que carece de valor informativo.


Nerikes Allehanda, um jornal da cidade do sul de Suécia, Örebro, publicou o 19 de Agosto de 2007 o debuxo de Vilks numa editorial na que defendia a liberdade d expressão e criticava a negativa de dois centros culturais a autorizar uma exposição com debuxos daquele, nos que se caricaturizava ao profeta.

A difusão do debuxo provocou protestas de vários países islâmicos, e Vilks recebeu ameaças de morte telefônicas, para além de que um grupo vinculado à rede terrorista Al Qaeda pus preço um mes depois à sua cabeça ao oferecer uma recompensa de 100.000 dólares para quem lograse assassiná-lo

Vilks denunciara em Janeiro passado novas ameaças, dias depois de que um homem intentasse atacar com um machado em Aarhus (Dinamarca) a Kurt Westergaard, um dos debuxantes do jornal Jyllands Posten, onde também caricaturizara a Mahoma em2005.

O Departamento de Justiça dos EEUU acusou ontem a uma mulher do Estado de Pensilvania de estar vinculada com um suposto plano para assassinar ao artista sueco.

Segundo os fiscais federis, Colleen LaRose, arrestada em Outubro –emboira o caso fora mantido em secreto- relacionara-se com um grupo militane yihadista através de internet para levar a cabo o assassinato.

Quatro homens e três mulheres muçulmães foram detidos anteontem em Irlanda numa investigação conjunta das forças de seguridade de vários países europeus e da CIA e o FBI estadounidenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário