09/03/10

O OVO DA SERPE


Julia Otero, uma progre acomplexada natural de Lugo, mal chamada jornalista, que calou como uma tumba quando o Governo dos seus promoveu a banda de mercenários que assassinaram 28 pessoas nos anos oitenta, despachou-se a semana passada desde a tribuna que na emissora Onda Cero tem como parte alíquota do poder que a nível de Estado ostenta o Governo nacional socialista catalão, sinalando no centro da diana ao intelectual Arcadi Espada e a deputada de UpyD, Rosa Díez.

Anticatalán. Arcadio Espada, amargado resentido. Arcadio Espada, vete de aquí que estás infectado del virus castellufo, a ver si agarras una enfermedad venérea y te la cortan. Basura. Botifler. Burro español. Cagabandurrias. Capullo de mierda, a ver si un dia, sea por accidente o por agresión, te cortan los cojones. Cerdo hijo de promiscua. Chaquetero. Charnego renegado. Charnegos fuera. Ciudadano de los cojones. Colono. En Cataluña sobras. Escoria viviente. Espadi Arcada. Español inadaptado. Españoles fuera. Esta panda de charnegos, inmigrantes españoles y renegados, esta chusma delincuente sólo entiende el lenguaje de los coches bomba y los tiros en la nuca. Estos que aunque hayan nacido en Cataluña nunca serán catalanes. Estúpido. Fascista. Follonero. Genocida. Grano de pus podrido. Hijo de rata español. Ideólogo del exterminio. Lerrouxista. Los castellanufos son como los escarabajos. Los traidores a la horca. Pronto se extinguirán. Más ignorante que los africanos. Muerte al charnego. Palanganero. Payaso españolista. Por favor inmigrantes españoles: volved a España y dejad de pisar nuestro maravilloso país que es Cataluña. Traidor. Uno de los grandes botiflers del siglo XX. Vuelve a tu país.

Há exactamente um ano, o diário por antonomásia do nazionalismo catalão, “Avui”, publicava uma entrevista com Arcadi Espada, sob o titular de “Catalunya no és una nació”. Na secção de comentários do jornal, aparecia uma retaíla de argumentados razoamentos, entre os que destaco por orde alfabética, a título de mostra do característico seny catalá, os recolhidos no ilustrativo parágrafo anterior.

No caso de Rosa Díez -vítima dum permanente linchamento mediático pelos mass media afins ao PSOE e o PP, que se negam a repartir o pastel das poltronas com ninguém- a coisa passou dos insultos a um intento de agressão criminal durante a sua visita à Universidade Autônoma de Barcelona há uns quantos dias.

Um grupo de maulets, jóvenes nacionalistas herdeiros dos pistoleiros de Lluis Companys, que a semana anterior protagonizavam um acto junto com Joan Laporta, Joel Joan e uns quantos lunáticos mais de semelhante pelagem, no que se apresentava um documental-ficção sobre uma “Catalunya independent e propalestiniana”, trataram de linchar a Díez, arrojando contra ela pedras, salibazos e diversos objectos à chegada à sede universitária, e à saída da mesma tras pronunciar uma conferência programada. Numa estampa tomada do Berlin dos anos 30 (lembremos, que estes nazionalistas catalães sintem uma enfermiza fascinação pela parafernália alemã de preguerra –como certifica, a modo de exemplo, o seu gosto pelas marchas nocturnas em formação marcial à luz das antorchas).

A desertora do arado que apresenta “La hora de Julia” na emisora do acaudalado franquista catalão José Manuel Lara, encarregou-se de caldear o ambiente arremetendo contra Rosa Díez nos dias prévios e tratando de humilhar a Arcadi Espada, na sua condição de prima dona jornalística ao servizo do projecto nazional catalão que lhe paga sustancioos emolumentos.

No primeiro dos vídeos que adjuntamos mais abaixo, podemos contemplar a esta aprendiz de fascista manipulando a um grupo de crianças –num lamentável espectáculo onde apenas falha que lhes obrigassem a extender o brazo em saúdo centurião- para que fagam uma exaltação názi interpretando um hino que chama a segar a “golpe de fouze” as cabezas do inimigo. Depois da polêmica suscitada nestes dias pelas cartas judeófobas “enviadas” por uns alunos de primária incitados pelos seus professores à Embaixada de Israel, sobram os comentários. Imaginade que faz algo semelhante um jornalista na televisão de Esperanza Aguirre ou na rádio de Federico Jiménez Losantos, minha mãe!

No segundo vídeo, recolhem-se alguns instantes do intento de agressão contra Rosa Díez, sem que em momento algum a polícia ou os “mozos de esquadra” procedam, segundo dita a lógica, fracturando algumas patas e costelas e reestabelecendo a normalidade na sede do saber, do raciocínio, que se supõe que é uma Universidade.

Como bem recolhia ao dia seguinte uma editoral de Libertad Digital: “Rosa Díez ha sido la última que, hasta el momento, ha recibido los frutos de ese modelo de sociedad que ha venido planificando y construyendo el nacionalismo: una sociedad rencorosa y asentada en el odio hacia sus conciudadanos. Como ella misma ha reconocido, "unos echan la leña y otros encienden la hoguera. Una sociedad abierta no puede asentarse sobre un acorralamiento permanente del que discrepa de la verdad oficial, sobre todo cuando esa discrepancia supone defender una ampliación de las libertades.

Lo peor de las agresiones contra Rosa Díez es que muchos en Cataluña (y fuera de Cataluña) las encontrarán justificadas y proporcionales; las verán como una justa respuesta a una provocación anterior, a un ataque previo. Y ese es el drama de Cataluña y en general de todas las sociedades modernas que aceptan la represión estatal como principio rector: que la defensa de la libertad individual es vista como una ofensa”.

Em Catalunha e Galiza está-se incubando o ovo da serpe que no País Vasco alcanzou as dimensões que todos conhecemos, graças ao fanatismo dalguns, a irresponsabilidade de outros e uma actitude de aplaudir este tipo de movimentos, que rematam derivando em acções violentas, por parte daqueles aos que acreditávamos vacinados contra o verme da intolerância.

Temos a lição do que se passou na Alemanha dos anos 30. E no País Vasco meio século mais tarde. Insistimos: alguns estám propriciando que, antes ou depois, haja um cadavre acima da mesa.

Bravo senhora Otero, bon cop de falç!


SOPHIA L. FREIRE






Sem comentários:

Enviar um comentário