28/09/09

DESTRUIR A CÚPULA DA ROCA


Derrubar a Cúpula da Roca é um mandamento sagrado –acaso um dos principais. Os judeus não estám emprazados a expurgar outras religiões da face da Terra, mas apenas no magro e estreito território que D’us nos entregou.

O extremismo não é máu per se. Proporciona-che um objectivo que deves cumprir –ou não. O para além é o objectivo, a claridade é a direcção. Passa-se como em geometria: se debuxas um ponto muito próximo a outro, podes errar ao trazar a linha. Mas debuxando o ponto o suficientemente longe, tens a garantia de que a linha irá trazada correctamente. De modo semelhante, os objectivos devem ser difíceis de alcanzar, inclusso idealistas. Na realidade, nunca deveríamos poder alcanzá-los, mas apenas tê-los como referência da direcção na que avanzar. Se destruímos Haram ash-Sharif, aínda sem sermos capazes de erracicar plenamente o Islám em Israel, isso seria o suficientemente bom -de momento.

A tolerância é positiva, mas não até o limite de caír no conformismo. Os muçulmãos e os cristãos não são conformistas respeito os seus valores fundamentais. Os judeus da Diáspora, temerosos de perder o seu seguro estátus entre os gentis, são conformistas –e traizoam os seus valores.

O socialismo atéu é um ardente defensor de coisas muito irracionais: o sentido comum das massas (democracia), a igualdade de gentes radicalmente diferentes, e a planificação estatal de sociedades dinâmicas. Os atéus explicam complexos processos biológicos não muito melhor de cómo as pessoas religiosas explicam a Criação. As ideologias sociais e os Estados-nação têm sobrepassado de longo ao Cristanismo e à Igreja. A gente não é capaz de viver isolada, querem lazos comunais. Ante a ausência de comunidades de pessoas que pensem de modo semelhante, introduze-se a comunalidade através de mega-religiões ou mega-ideologias.

Judea não teria por que ser menos racional que qualquer outro Estado secular estruturado arredor de ideologias sociais ou nacionais.


OBADIAH SHOHER

Sem comentários:

Enviar um comentário