20/09/09

O UNIVERSO INTELECTUAL DE IRVING KRISTOL




A morte de Irving Kristol (1920-2009) é um grande motivo de tristeza. Era um homem autênticamente excepcional, um grande intelectual e um imenso servidor do seu país. Também foi, para mim, a mais grande das inspirações, por não referir-me ao que supus para milheiros de jóvenes aos que proporcionou um modelo de integridade intelectual.
Kristol foi um agudo e profundo pensador, que nunca elaborou a sua obra para resultar grato ou fashion, mas sempre desde longe da bile e da animadversão. Era um homem curioso que invitava permanentemente aos demais a serem curiosos, a unir-se a uma reflexão séria sobre os temas importantes do nosso tempo.

Foi também um criador de comunidades e instituições. Ocupou um espaço único entre o mundo do pensamento e o mundo da acção. Redes de pensadores, políticos e estudosos congregavam-se ao seu redor. Trabalhar com ele, como eu fixem desde há mais de 30 anos, supunha entrar num rico e excitante universo intelectual, cheio de sabiduria e integridade, e adicado ao bem estar do corpo social. Lamento que tal universo tenha deixado de existir. Mas a memória do que Irving Kristol tem criado é o suficientemente grande como para reconfortar o espírito durante o resto da minha vida.


ROBERT KAGAN

Sem comentários:

Enviar um comentário