04/03/10

A ARTE MARCIAL DOS ISRAELITAS

Chama-se Abir –que significa “guerreiro” em hebreu.

Praticada pelos patriarcas e os ancestros judeus, gardada zelosamente em secreto durante mais de 1.000 anos, agora regressa com toda a sua força.

Dado o facto de que todas as grandes culturas têm desenvolvido nalgum ponto da sua história técnicas e sistemas de artes marciais, é razoável perguntar-se se algo semelhante se tem dado no caso do povo judeu. A resposta, por suposto, não é apenas que existiu, senão que foi extremadamente efectiva. A própria Torá assim o ensina.

Ante as novas de que o exército de Hammurabi arrasara Sodoma e tomara captiva a Lot, Abraham Avinu emprendeu a persecução com o seu corpo de gardas de elite formado por 318 estudantes da Torá, alcançando aos babilônios tras uma série de jornadas de avanço sem descanso, e derrotando-os num ataque surpresa nocturno.

O Rei David, um grande estudoso da Torá, matou pessoalmente a vários centos de guerreiros filistinos, apresentando as suas cabeleiras a Saul como mostra da sua força marcial.

Existiu, sem dúvida, um sistema de artes marciais, baseado na Torá e nos conceitos nodais do misticismo judeu, que foi praticado por aqueles homens não apenas como forma de demonstrar a sua potença marcial, senão como método de profuncização no estudo da própria Torá.

Tras dois milheiros de anos de persecuções, em situações onde a autodefesa judia de qualquer índole era praticamente impossível –pois qualquer intento sistemático de trainamento marcial teria suposto a imediata aniquilação da comunidade- semelharia normal que uma arte marcial propriamente judia tivesse desaparecido.

Sem embargo há um homem que diz que isto não é assim. Este homem, Yehoshuah Sofer, tem compilado e sistematizado um sistema de artes marciais baseado na Torá que ele denomina Abir. Abir é uma técnica absolutamente prática e altamente efectiva, como podemos comprovar nos seguintes vídeos.





2 comentários:

  1. Olá,sou cristão,mas tenho grande simpatia pelo povo judeu e por Israel e fiquei muito feliz ao saber dessa arte marcial antiga praticada pelos grandes homens da bíblia. Gostaria de saber mais sobre essa arte.
    que Deus os abençoe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podemos conversar sobre sou judeu e entusiasta do abir whatsapp 021 969932039 bre meu facebook https://www.facebook.com/alan.motta.98

      Eliminar