04/03/10

NORMALIDADE LINGÜÍSTICA JUDIA


A Knesset aprovou uma proposta de Lei que exigirá que os médicos possuam um conhecimento básico da língua hebrea, antes de obter uma licença para praticar a medicina no Estado de Israel.

A Lei, promovida pelo parlamentário de União Nacional, o doutor Aryeh Eldad, passou o trâmite legislativo o martes. Eldad manifestou que esta norma foi desenhada para proteger aos pacientes garantindo que os médicos possuam umas habilidades mínimas para comunicar-se com aqueles aos que têm que atender.

“Esta Lei garante uma comunicação mínima entre doutor e paciente, e assegura que o doutor será capaz de lêr o historial médico”, explicou Eldad. “Assim, o doutor poderá tratar mais eficazmente ao enfermo e dum modo mais seguro. Protocolos básicos semelhantes existem em todos os Estados normais que existem no mundo”.

Para além disto, Eldad acrescentou que a Lei fortaleceria o estatuto do hebreu como língua principal do Estado de Israel. “Na maioria dos países, deve acreditar-se o conhecimento da língua estatal, a fim de obter a licença para exercer a medicina”, sinalou.

Os doutores que rematam os seus estudos fóra de Israel devem desenvolver o seu trabalho como residentes durante um ano num hospital israeli, antes de recever a licença. “O desejo de fazilitar a absorção de imigrantes não se pode implementar a expensas dos direitos dos pacientes, ou de pôr em risco as suas vidas”, dixo Eldad.

Sem comentários:

Enviar um comentário