14/09/09

DE QUE FALOU NETANYAHU COM OS RUSSOS?

A visita secreta de várias horas de Netanyahu a Rússia poderia ter relação com dois assuntos. Um é o incidente do Arctic Sea. O facto de que os russos enviassem tantos navios e submarinhos a interceptar o barco seqüestrado sugire que estám extremadamente enfadados com o incidente, e a viagem de Netanyahu poderia ser um intento de controlar esse malestar.

Não menos plausível, que Israel esteja ultimando os preparativos para atacar Iran. A Administração Obama quer que na oferta de negociação iraniana se incluam conversas específicas sobre o armamento nuclear. Dado que Iran não semelha disposta a aceitar uma agenda tão directa, Obama poderia estar pensando na possibilidade de dar passo a um casus belli. Nesse contexto, Netanyahu poderia ter jogado o papel de intermediário, equilibrando as posições estratégicas de estadounidenses e russos em Iran –permitindo que ambas superpotenças mantenham as suas mãos limpas num iminente ataque.

Netanyahu não se pode permitir passar à história como o Primeiro Ministro israeli que permaneceu de brazos cruzados mentres Iran ultimava o seu arsenal nuclear.

A questão agora é saber se os EEUU atacarão Corea do Norte simultaneamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário