15/12/09

PROTECTOR USV



O veículo protector  de superfície não tripulado (USV) foi desenvolvido pela Empressa de desenvolvimento armamentístico RAFAEL como resposta às emergentes ameazas terroristas contra elementos marítimos como o USS Cole, sendo o único operativo de combate USV (Veículo Não Tripulado de Superfície) existente hoje em dia.

Baseado num bote hinchável de nove metros, o Protector é consistente, veloz e altamente manobrável. A sua estrutura é altamente aerodinâmica, e o desenho da sua plataforma modular permite que se adapte aos requisitos de missões muito variadas, como protecção, ánti-terrorismo, vigilância e reconhecimento, guerra ánti-minas e electrônica. O casco é em forma de V profundo, com uma secção neumática que lhe proporciona uma prolongada duração e estabilidade. Um singelo motor diésel garante velozidades de até 40 nudos.

O Protector oferece vigilância incorporada, e capazidades de identificação e intercepção. Vai equipado com um sistema armamentístico estabilizado Mini-Typhoon, um sistema de vigilância electro-óptico e sistema de detecção de objectivos com capazidades diurnas e nocturnas. Assim como de sensores infravermelhos, visão nocturna e localizadores láser.

Este Veículo marítimo goza de controlo remoto e pode ser dirigido a distância desde outro navio, o qual permite que proporcione uma primeira linha de defesa, servindo para inspeccionar veículos mentres a tripulação agarda a uma distância segura.

Está desenhado, construído e equipado por Israel, e utiliza-se para patrulhar a costa entre Gaza e Egipto para evitar o tráfico de armas.


Para além de tudo o mencionado, o Protector USV tem um sistema capaz de accionar torpedos de superfície contra grandes barcos e3, inclusso, um mecanismo de auto-destrucção para evitar que seja apressado.



Sem comentários:

Enviar um comentário