17/12/09

QUE A IGREJA NOS PROTEJA!



Judeus do país do Leste europeu de Moldávia erigiram uma menorá na praza principal da capital. Um grupo de cristãos encarregou-se de imediato de destrui-la, momento no qual os judeus manifestaram a sua protesta e o judenrat dirigente local foi exigir à Igreja que condeasse o proceder dos vândalos.

O certo é que os moldavos agiram correctamente. São um país cristão que desprezam aos judeus, e o último que lhes apetece é ver um candelabro ritual judeu no meio da praza da sua cidade. Igual que a nós nos gostaria desembarazar-nos da mesquita de Al Aqsa, eles estám no seu direito de quitar essa menorá.

Os judeus assimilados querem formar parte da sociedade cristã, e exibir a menoirá em público –algo ao que não têm direito. A menorá na Diáspora é um absurdo snobismo: simboliza o trunfo do Judaísmo ultraortodoxo, algo que carece de sentido num país cristão com apenas 20.000 judeus.

Mas se, a pesar disso, os judeus moldavos querem erigir publicamente uma menorá, deveriam estar preparados para defendê-la como uns Macabeus em vez de correr a refugiar-se nos brazos da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário