29/10/09

OS MUÇULMÃOS FALAM OUTRO IDIOMA



Os mass média israelis celebraram as declarações do Primeiro Ministro turco efectuadas em Teheran, e segundo as quais as relações de Turquia com Israel “seguirão adiante”. Erdogan, sem embargo, dixo algo totalmente diferente: “[as relações] seguirão adiante conforme os princípios de justiza e integridade”. Quer dizer, Turquia compremete-se a pressionar a Israel para que acceda a mais concessões aos palestinianos e sírios.

Os mass media também celebraram o discurso de Ahmadineyad onde proclamou a sua intenção de passar da confrontação à cooperação com a comunidade internacional nos assuntos relacionados com a energia nuclear. Mas isso não significa que Iran esteja dacordo com deter o seu programa nuclear ou a exportação de urânio enriquecido. Mais bem, Ahmadineyad exige que Occidente abandoe a sua actitude belicosa face Iran e se decida a cooperar –nos termos que propugna Iran, claro.

Ehud Barak alabou as manifestações feitas por Assad de que os sírios estám preparados para a paz com Israel. Mágoa que isso dependa do que cada um entenda por paz e preparados. Tendo emprendido –e perdido- três guerras com Israel, não é de extranhar que os sírios estejam preparados para a paz. Mas que classe de paz?: Síria recuperaria a bíblica Bashan –os Altos do Golan-, ocuparia o Lago Kinneret, seguiria exercendo de base militar de Rússia e Iran, apoiando a Hamas e Hezbolá, e –ao igual que Egipto- agardando a oportunidade de dar a punhalada a Israel.

Sem comentários:

Enviar um comentário