07/12/09

DIVIDIDOS PERDEREMOS


É frustrante escrever este artigo. Implica que desafortunadamente não todos entendemos que vamos no mesmo barco.

Se perguntades aos israelis se o Rio Jordão é a nossa fronteira leste, aposto que mais do 95% do país estará dacordo –inclusso a pesar de que abarque para além da Linha de Armistício de 1967.

Quando foi anunciada a congelação dos assentamentos, a reacção imediata dos assentamentos de “esquerda” no Val do Jordão foi inequívoca. Disseram a Barak que eles não são “colonos”. Eles são “camaradas da esquerda como ti”. O Val do Jordão é, por suposto, a fronteiura leste do Estado de Israel. Por que haveria de afectar-lhes a congelação?

E então os jareidi e a UTJ saltaram a bordo.


Por que haveria que aplicar a congelação aos seus assentamentos? Eles não são colonos ideologizados. Eles trasladaram-se a Beitar porque não se lhes permitia edificar vilas noutro lugar, e não tinham outro sítio onde viver. Não os castiguemos por culpa dos “colonos”. Etcétera.

E, por suposto, os residentes de Jerusalém também não entendem como os seus vizindários são congelados sob o argumento de que os seus planos de construcção devem ser detidos (em Jerusalém!).

O que tudo isto significa é que não comprendem que vamos num mesmo barco: esquerda, colonos, jareidis, jerusalemitas, e incluso os habitantes da muito chic Tel Aviv.

Se não optamos por combater contra a congelação todos juntos, todas as nossas vilas serão destruídas –e, portanto, o próprio país.

Só se permanecemos unidos reuniremos a forza necessária para enfrontar-nos aos EEUU e a Iran.


No noticiário israeli desta tarde amosavam à polícia israeli agindo nos assentamentos. Precisavam cinco polícias para reduzir a cada rapaza colona que se aplicavam em golpear. Kol hakavod [tudo o respeito] para as nossas heróicas jóvenes colonas. Elas sim que amosam autêntica forza e autodeterminação –agardemos que o resto dos residentes nos assentamentos tomem exemplo.

Uma questão fica no ar. Apenas há umas semanas, Barak dixo à Corte Suprema que carecera dos suficientes recursos para inspeccionar adequadamente e derrubar todas as construcções árabes ilegais no Negev, Galil, Yehuda e Shomron. Semelha que agora tem mais que sobrados recursos quando do que se trata é de destruir aquilo que lhe pede o corpo. Dará agora a mesma resposta à Corte Suprema?


JOE SETTLER

Sem comentários:

Enviar um comentário