04/11/09

KAHANE E A PRENSA ISRAELI



Quando se trata de falar do Rabbi Meir Kahane, os mass media perdem o sentido do ridículo. Uns cartazes anunciando o seu Memorial deste ano levaram a que aparecesse esta patética nova no ”The Jerusalem Post”:

Apenas um dia depois do processamento do presunto terrorista Ya’acov Teitel, e a menos duma semana de transcorrido o aniversário do assassinato de Yitzhak Rabin por um activista de direita, Jerusalém tem aparecido coberta de cartazes em apoio doutra controvertida figura –o rabino ultranacionalista ortodoxo Meir Kahane”.

O “jornalista” que escreveu o parágrafo –provavelmente um dos editores do ”The Jerusalem Post”- foi incapaz de resistir-se a vincular os cartazes de Kahane com o assassinato de Rabin e os presuntos actos cometidos por Teitel. E tudo isso no primeiro parágrafo do que se supõe que é uma secção de notícias!

Ao final do artigo aparece uma acertada afirmação do membro da Knesset Michael Ben-Ari: “Ben-Ari declarou rotundamente que Kahane ‘não era razista, ele amava Israel e, se isso significa ser um razista, daquela era razista. A gente que o chama razista sim que são uns razistas”. Bravo.


Mentres, a rádio governamental Voz de Israel volveu demonstrar que apoiam a liberdade de expressão (sempre e quando quem se exprima seja de esquerdas). A Voz de Israel –integrada na IBA (Israel Broadcasting Authority) proibiu os anúncios que convocavam aos actos em memória do antigo membro da Knesset assassinado, Rabbi Meir Kahane. A família de Kahane anunciou que demandará ao Governo.

Itamar Ben-Gvir, ajudante na Knesset do parlmentário Dr. Michael Ben-Ari (membro de União Nacional), advertiu que se a IBA não retira a proibição, exigirão que também proíbam os anúncios que convocam a asistir aos actos em memória do antigo Primeiro Ministro Yitzhak Rabin.

A emissora de rádio retirara os anúncios tras recever queixas da organização ántisemita Paz Agora, e baseou a sua decisão no facto de que todo o relativo ao Rabbi Meir Kahane é “demassiado polêmico”. O conteúdo do anúncio consistia num chamamento do membro da Knesset Ben-Ari, alentando à gente a acudir ao acto de homenagem no 19º aniversário do assassinato de Kahane o próximo joves. No anúncio não se fazia referência nem a história, nem à biografia, nem aos pontos de vista políticos de Rabbi Kahane.

A propósito, o acto comemorativo terá lugar o 5 de Novembro às 18’00 horas no Heichal David Hall, 14 Oholiav Street em Jerusalém.



Sem comentários:

Enviar um comentário