01/11/09

URINARIA-SE LARRY DAVID NO CORAN?


Num recente episódio de Curb Your Enthusiasm [nota: El show de Larry David em Espanha], o protagonista, Larry David, urina accidentalmente sobre um retrato de Jesuscristo mentres está de visita na casa de alguém. O facto conduz a um malentendido no que os proprietários da casa acreditam que, como se duma miragre se tratasse, Jesuscristo está chorando.

Alguns cristãos têm amosado o seu comprensível escândalo.

Velaqui algumas das perguntas que eu me fago:

Temes pela sua integridade física ou a sua vida os produtores deste show, o próprio Larry David ou qualquer pessoa que tenha a ver com a série? Têm começado já os grupos cristãos a fazer chamamentos a assassinar a qualquer pessoa que tenha algo a ver com esse episódio?

Comparando isto com as revoltas originadas pelas caricaturas de Mahoma e as suas ameazas de morte, que lições podemos extrair respeito o Islám e o Cristanismo? Qual dessas fês é uma Religião de Paz e qual não?

Os produtores deste show progre teriam permitido igual de alegremente uma cena na que o helenista Larry David urina-se sobre um exemplar do Coran? Ele nunca teria urinado sobre um retrato de Mahoma porque todos nós sabemos que fazer mofa duma representação de Mahoma imediatamente implica a tua sentenza de morte. Assim que melhor nos ciscamos na Bíblia.

Pergunta: porque está na nossa “cultura” permitido defecar-se em Jesuscristo, mas urinar-se no Coran é algo simplesmente impensável? Que significa isso?

E porque os progressistas que agora mesmo entornam os seus olhos dizendo que os cristãos se deveriam calmar porque nisto consiste a liberdade de expressão, alzariam-se em armas se Larry David tivesse feito o mesmo com o Coran? São os mesmos que maldizeram aos artistas que figeram as caricaturas de Mahoma que tanto provocaram e desgostaram aos muçulmãos. São os mesmos que argumentam que quando se refere à sensibilidade do mundo muçulmão a liberdade de expressão deve ter limites. Se Curb Your Enthusiasm tiver um episódio no que Larry David se urinar no Coran, estariam em todos os titulares falando de Islamofóbia e que devemos ser sensíveis com os sentimentos dos milhões de muçulmãos, etc. Seria tachado imediatamente de discurso do ódio. Haveria pleitos judiciais, a série seria cancelada e a carreira de David teria tocado ao seu fim.

A produtora HBO tem saído em defesa do episódio, dizendo que só se trata duma paródia. Que cumpre lhe restar importância. Portanto, se Larry David urinasse encima do Coran, HBO seguro que diria que é uma paródia e que cumpriria lhe sacar importância. Por que será que acredito que isto último nunca se passaria?

Que lição podemos exrair de tudo isto?


JAMIE GLAZOV

Sem comentários:

Enviar um comentário