04/11/09

RABIN, SOLDADO DO AMOR



Corria Outubro de 1990. O Ministro de Defesa socialista, Narciso Serra –mais conhecido pelo alcume de “Cavalo Avariado” nos círculos guerristas do seu partido- envia a fragata “Numância” ao Golfo Pérsico, durante a 1ª guerra contra Irak. A devandita fragata participaria activamente nos primeiros bombardeos aéreos sobre Irak, proporcionando cobertura aos grupos anfíbios fronte as costas de Kuwait.

É a primeira operação bélica na que tomam parte forzas armadas espanholas desde a Guerra Civil do 36. Num estilo inconfundivelmente casposo, a meio caminho da actuação das pin-ups playboy em “Apocalypse Now” e os filmes de Alfredo Landa tipo “Cateto a babor”, Serra promove um concerto de destacados artistas espanhois no porto de Abu Dabi.

O evento contou com a participação do mais granado do artisteo pátrio, desde La Charanga del Tío Honorio até Objetivo Birmania. Mas a actuação estelar esteve reservada para a minha paisana Marta Sánchez e o grupo Olé Olé. A sua  intervenção interpretando o lacrimógeno tema “Soldados del amor” -ante a atônita/embobada olhada duma marinharia compreensivelmente posta até as celhas de bromuro- marcou um antes e um depois na história das nossas gloriosas Forzas Armadas -que a partir de então passaram a ser conhecidas como o Exército da Senhorita Pépis.

Este episódio do "Numância" digo eu que houvo influir, sem dúvida, na actitude pacifista, entreguista e aborregada que havia tomar meses depois o Primeiro Ministro israeli, Yitzhak Rabin, quem em nome da “PAZ E O AMOR” asinou os Acordos de Oslo, grazas aos quais o moribundo terrorismo palestiniano recebeu um forte aldabonazo moral e o reconhecimento do mundo todo.

Pessoa profundamente generosa e desprendida, Rabin, esse homem de Paz, entregou aos palestinianos -a câmbio de nada!- territórios pertencentes a Eretz Israel, um amplo arsenal de armamento e todo tipo de ajuda logística para seguir massacrando a centenares de cidadãos judeus.

Nesta entranhável data do Rabinaversário, adicamos-lhe com todo o nosso sentimento este bonito videoclip. Que o disfrute no Inferno!


SOPHIA L. FREIRE


SOLDADOS DEL AMOR


 

Cosas pasan en este juego
una partida perdida.
Caminamos dentro del fuego
otra granada.

No sé cuánto tiempo pasaré sin ti
sin el poder que me das a mi.
Entre nosotros no hay guerra ahora
vivimos al ritmo de un mismo tambor.

Tú y yo
soldados sin batallar.
Los dos
manteniendo guardia.
Tú y yo
protegiéndonos.
Los dos
soldados del amor.

Miras lejos y luego piensas
sobre las cosas que tienes.
Cuerdas flojas eso es la vida
nos pasa siempre.

No debemos tratar de explicar
lo que se va nunca volverá.
Entre nosotros no hay guerra ahora
vivimos al ritmo de un mismo tambor.

Soldados
somos soldados
del amor
somos soldados del amor





Sem comentários:

Enviar um comentário