24/02/10

ASSAD QUER GARANTIAS


O Presidente Mahmoud Ahmadineyad, tras advertir novamente aos aliados de Iran no transcurso desta semana, de que Israel está disposta a emprender um iminente ataque, tem achado que estes já não estám demassiado dispostos a volver a agir como filiais de Teheran num potencial conflito, senão que insistem em te um trato de igualdade inter-sócios.

Ontem, 25 de Fevereiro, o Presidente Ahmadineyad reuniu-se com o Presidente Bashar Assad em Damasco, no que os seus portavozes denominaram “conversas de coordinação” próprias das boas relações entre os seus dois Governos. Porém, segundo DEBKA FILES e fontes militares e iranianas, as conversas centraram-se em como implementar o pacto secreto militar que os seus Governos asinaram em Dezembro de 2009, que os compromete, assim como aos co-signatários Hezbolá no Líbano e à palestiniana Hamas, a acudir em ajuda dos outros se sãoatacados pelos EEUU ou Israel.

Fontes de Damasco indicam que Ahmadineyad fez três chamadas telefónicas ao Presidente Assad, o Presidente General libanês Michel Suleiman e o dirigente de Hezbolá Hassan Nasralá para advertir-lhes que Iran “tem informação fiável de que o regime sionista está à procura da forma de compensar as ridículas derrotas que sofreu ante o povo de Gaza e Hezbolá no Líbano”. Ao que acrescentou: “Se o regime sionista repite os seus erros e inícia uma operação militar, será respondido com todas as forças e sucumbirá de uma vez para sempre”. Ahmadineyad prometeu que Iran acudirá em ajuda de Síria e Hezbolá se são atacados por Israel.

Ahmadineyad reunirá-se com os seus três aliados em Damasco amanhã, joves: Assad, Nasralá e o secretário político de Hamas, Khaled Meshaal. Na reunião presumivelmente deverá doblegar o rechazo destes de enfrontar-se abertamente a Israel se não contam com as garantias de Teheran de que as forças armadas iranianas combaterão com eles, não como uma front de retagarda, senão hombro com hombro, com os soldados sírios e as unidades da milícia de Hezbolá.

Estas converas que se celebrarão o joves já têm despertado a alarma em Washington e Jerusalém, porque estám chamadas a que os acordos militares secretos promovidos por Iran dem um passo mais face a sua implementação.

Fontes occidentais, asseguraram a DEBKA FILES que os Presidentes iraniano e sírio abordarão os aspectos práticos desta aliança a quatro bandas, avivando as tensões militares e fazendo que uma hipotética guerra a grande escala no Meio Leste seja um pouco mais tangível.


DEBKA FILES

Sem comentários:

Enviar um comentário