24/02/10

OS ÁRABES NEGAM-SE A RECONHECER A JUDEIDADE DE HEBRON

Uma chusma de árabe-palestinianos ameazou anteontem à pequena comunidade judia residente na vila judea de Hebron como resposta à decisão, adoptada na véspera pelo Governo israeli, de reconhecer a Cova dos Patriarcas como parte do patrimônio nacional judeu.

Durante os disturbos, os árabes arrojaram pedras, neumáticos ardendo e cócteis molotov contra os civis judeus e os soldados israelis. Um soldado resultou levemente ferido.

A Cova dos Patriarcas, ou Cova de Machpelah em hebreu, é o lugar onde tradicionalmente se considera que estám soterrados Abraham e Sara, Isaac e ebeca, e Jacob e Lea. Os árabes, que dizem descer de Abraham, também reverenciam o lugar e têm uma zona da cova habilitada aparte como mesquita.

O lugar onde etá soterrada Raquel, a outra dona de Jacob, nas aforas de Nethlehem também recebeu o estatuto patrimonial judeu na decisão governamental adoptada o domingo.

Ambas localizações não figuravam inicialmete na listagem de lugares reconhecidos como patrimônio nacional judeu, devido à sua ubcação em áreas controladas pela Autoridade Palestiniana, mas foram finalmente acrescentadas tras as fortes pressões exercidas pelas facções nacionalistas integradas na coaligaão de Governo.

Os judeus de Hebron alabaram a decisão, e instaram ao Governo a continuar resistindo os intentos dos árabes e da comunidade internacional de disolver os laços históricos judeus com a sua Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário