23/02/10

O ISLAMISMO IMPÕE-SE A ATATURK


Num novo gesto de reverter os esforços secularizadores de Ataturk, a polícia controlada pelo Governo turco arrestou a quatro dúzias de mandos militares de alta graduação. O exército turco é atéu, pro-israeli e pro-ocidental –mentres que o Governo de Erdogan é tudo o contrário.

Antigamente, o exército turco acostumava purgar o Governo de elementos proclives ao Islám, através de golpes de Estado periódicos. Mas a pressão da União Europeia e dos EEUU face a “democratização” levou a que o Exército rematasse tolerando o actual Governo de signo islamista. Contemplado com recéu pela UE e pugnando com Iran pela influência sobre o mundo islâmico, previsivelmente Turquia irá caíndo paulatinamente nas mãos do islamismo radical.

Uma vez qe o Governo consiga debilitar o Exército, o Estado poderia estalar numa apoteose de violência entre as distintas facções religiosas e os grupos étnicos. A divisão de Turquia entre população religiosa e atea é em sim própria uma fenda suficiente como para conduzir a uma aberta guerra civil.

Fica por ver se Erdogan consegue situar aos seus mandos de confiança dentro do Exército. Pois, de facto, a totalidade dos alos mandos militares são abertamente seculares.

Sem comentários:

Enviar um comentário