21/02/10

QUEM ESTÁ INCITANDO A GUERRA?

Damasco ordeou uma mobilização de nível 4 dos reservistas do Exército sírio para o seu despregue nos Altos do Golan, na fronteira israeli, ante o que denominaram “planos de ataque das IDF”. Igualmente, no Líbano, Hezbolá puxo “todas as suas forças” em stado de alerta militar.

O dirigente de Hezbolá, Hassan Nasralá advertiu: “Esmagaremos ao inimigo sionista!” As últimas ameaçaas deixam ao descoberto os planos que Iran, Síria e Líbano vêm preparando para atacar Israel. Não são palavras vazias.

Síria e Hezbolá estám desenvolvendo os seus pactos secretos de cooperação, que foram negociados e asinados durante a visita a Damasco do Conselheiro de Seguridade Nacional iraniano, Saeed Jalili o pasado 3 de Novembro, e o Ministro de Defesa, Ahmed Vahidi, o 17 do mes seguinte. Estes tratados comprometem a Síria a acudir em defesa de Hezbolá se esta organização é atacada por Israel, e aos três asinantes a responder ante qualquer movimento militar israeli. Hezbolá e Síria estám cobrando ventagem no jogo de guerra israeli, provando os seus dispositivos de ataque, por orde directa de Teheran.

Fontes militares e da inteligência em Iran, informam que as recentes ameaças de guerra de Damasco estám respaldadas por uma massiva ponte aérea desde Iran que está abastecendo o arsenal balístico de mísseis sírios. O subministro tem chegado também a Hezbolá e Hamas. Assimesmo, Síria tem transferido secretamente o seu prototipo superfície-superfície, o Fateh-110 (com um rango de alcanço de 250 kms.), a Hezbolá.

Atenção: Iran pode estar preparando-se para golpear a Israel através das suas filiais no Líbano (Hezbolá) e em Gaza (Hamas): Hezbolá poderia intentar um movimento transfronteirizo pelo norde tratando de fazer-se com o controlo dalgumas vilas da Galilea, respaldada por uma treboada de mísseis e, provavelmente, com o apoio sírio. Teheran, doutra banda, está ultimando o trainamento de 5.000 combatentes de Hezbolá, que estariam listos para operativos especiais e táticas de combate urbano.

Sem comentários:

Enviar um comentário