13/01/10

A LEALDADE DOS ROBOTS


O antigo Primeiro Ministro e ac tual Ministro de Defesa é um entusiasta da tecnologia. De facto, rumorea-se que a prefire sobre os humanos e, certamente, por diante do Judaísmo e a Terra de Israel.

A sua carreira fixo-a nas IDF, a a sua maior contribuição foram os gadgets, utilizando tecnologia sempre que era possível. Agora intenta que os robots sustituam aos soldados em vários aspectos rutinários. Bem, podemos dizer que a Ehud Barak lhe gostam dois tipos de robots, os computerizados e os soldados humanos robotizados que siguem cegamente as ordes. Este é um ingredente cruzial na sua batalha contra as yeshivot do exército. Ele prefire os soldados cegamente leais ao seu critério e agenda. Os soldados religiosos e aqueles com critério independente ponhem-no nervoso porque é incapaz de controlá-los.

As maiores vitórias de Israel foram devidas a decisões tomadas sobre a marcha, improvisando sobre o inesperado. Um controlo centralizado em exceso é perigoso. Venzimos na Guerra dos Seis Dias de 1967 e libertamos o nosso Fogar Histórico porque os oficiais se anteciparam aos acontecimentos. Porque o plano de batalha era a supervivência e o facto de que o território não fosse o objectivo não significava que houvesse que desprezar as oportunidades. Agora estamos em alerta vermelha porque uns políticos curtos de miras negam-se a aceitar a realidade.

Comportam-se como robots programados na sua negativa a adaptar-se ao mundo real.

Não depositedes a vossa fê nos robots, ou fundiredes os fusíveis quando vos enfrontedes ao inesperado.


BATYA MEDAD

Sem comentários:

Enviar um comentário