15/01/10

O EQUILÍBRIO IMPOSSÍVEL


Não me assombra tanto a quantidade de políticos e cabezas pensantes que estám atacando a Danny Ayalon, como pensar em quantos não figeram o mesmo respeito das públicas humilhações e ataques perpetrados pelo Governo turco contra Israel –nomeadamente contra o Presidente Simon Peres que foi humilhado na TV pelo Primeiro Ministro de Turquia.

Poderia ter-se conduzido mais adequadamente Ayalon? Provavelmente sim, mas do que não cabe dúvida é de que a mensagem tinha que ser enviada.

Refiro-me aos que estám voziferando que não deveríamos arrojar a Turquia em brazos de Iran e Síria. Equivocam-se.

Espabilade. Turquia há tempo que está alinhada com Iran e Síria, e já é hora de dizê-lo bem alto. Tratar de passar de pontinhas sem esmagar os ovos não contribui a afrontar o problema.

Turquia, simplesmente, não pode seguir jogando a duas bazas, saltando o muro para alinhar-se com os Estados terroristas que querem destruir Israel (promovendo o ántisemitismo) e manter ao mesmo tempo uma relação estreita com Israel.

Israel debe deixar bem claro que Turquia está jogando uma estratégia que tem as suas conseqüências. O ántisemitismo não é aceitável num país que aspira a uma boa relação conosco. Não se pode cuspir sobre Israel e agardar que ponhamos a outra meijela.

Fazer a vista gorda e ignorar o que se está cozendo em Ankara não vai impedir que rematem alinhados com o lado escuro –só empiorará as coisas.

Mentres que os obrigar a que optem de que lado do muro querem estar, é a única forma de evitar que esse comboio remate descarrilando.


JOE SETTLER

Sem comentários:

Enviar um comentário