12/01/10

PETRAEUS: IRAN PODE SER BOMBARDEADA


O despregue no Meio Leste do grupo de combate USS Dwight Eisenhower na primeira semana de Janeiro vem respaldar as palavras do General David Petraeus, comandante do CENTCOM, o passado dia 10 afirmando que a infraestrutura nuclear iraniana, a pesar de ter sido reforzada contra um ataque mediante uma rede subterrânea de túneis, seguia sem estar plenamente protegida.
“Seguem podendo ser bombardeados”, dixo à CNN. “O nível de devastação estaria em função de vários factores”.

Esta afirmação contradiz as efectuadas recenbtemente pelos mass media dos EEUU que estimavam que as instalações nucleares iranianas, soterradas em profundos gtúneis, estavam protegidas contra qualquer ataque aéreo ou através de mísseis.

Declinando comentar sobre a possibilidade dum ataque israeli, o General Petraeus afirmou que aínda ficava marge para a diplomácia, mas advertindo que “seria literalmente uma irresponsabilidade que o CENTCOM não estivesse calibrando distintas alternativas e fazendo planos para um amplo abano de contingências”.

Segundo fontes militares às que temos accedido, o CENTCOM será reforzado pelo USS Eisenhower que o Presidente Obama enviou o dia de Ano Novo ao Golfo Pérsico em apoio das 5ª e 6ª Flotas. Trata-se duma missão de seis meses, a primeira desde que Obama accedeu à Presidência há um ano, em vista do aumento das tensões com Yemen e Iran.

O Eisenhower transporta oito esquadrões aéreros nas suas adegas.

O Air Wing Seven consta de quatro esquadrões caza-bombardeiros, um esquadrão de alerta rápida, armamento de guerra electrônico e aeronaves de apoio táctico e de helicópteros ánti-submarinos. A sua forza de combate consta do cruzeiro dotado de mísseis guiados USS Hue City e dois destrutores ánti-mísseis, o USS McFaul e o UU Carney.

Obama dixo numa entrevista recente que não tinha intenção de enviar gtropas de combate aos refúgios terroristas de Somália e Yemen porque “o trabalho com os nossos sócios internacionais é mais efectivo de momento”. Argumento que choca com o facto de ter despregado a forza aérea e naval estadounidense nesta região.


DEBKA FILES

Sem comentários:

Enviar um comentário