30/01/10

A RESPOSTA RUSSA AOS PROBLEMAS ISRAELIS

A companhia russa Sukhoi testou o seu novíssimo jet T-50. Promocionado como um avião de combate de quinta geração com capazidades de camuflagem avançadas, o modelo pertence à geração 4+.

O T-50 é uma versão re-desenhada do F/A-22 norteamericano. Mentres que os puristas se queixam do costume russo de apropriar-se de prototipos alheios, como tem sucedido desde o Kalashnikoff até o T-50, cumpre reconhecer que se trata duma política muito eficaz desde o ponto de vista da política de custes.

Provavelmente leve uns cinco anos que Rússia tenha listos os primeiros esquadrões de T-50 –mais ou menos o mesmo tempo que tardarão em subministrar a Israel os F/A-22. Rumorea-se que os T-50 vam ter um prezo de partida de arredor dos 50 ou 70 milhões de dólares –entre a quarta parte e a metade do preço dum F/A-22. Do que não cabe dúvida é de que Rússia seria muito mais receptiva que a Administração USA à hora de permitir que os judeus instalassem a suas própria tecnologia como parte integrante dos prototipos. O gasto duns quantos milhões nos aviões russos fazeria mais para deter a venda dos S-300 a Iran e os S-400 a Síria que qualquer outro tipo de pressões diplomáticas.

Como é habitual, a cópia russa será menos fiável que o original norteamericano e virá com os problemas mecânicos que aqueixam normalmente aos modelos manufacturados pela empressa Sukhoi. Contudo, seriam mais que suficientes para qualquer das operações das Forças Aéreas Israelis contra os nossos inimigos árabes.



Sem comentários:

Enviar um comentário