28/01/10

SAPATOS


Lembrades quando em dezembro do 2008 um jornalista iraqui arrojou os seus dois sapatos ao daquela Presidente dos EEUU George Bush, durante uma rolda de imprensa conjunta com o Primeiro Ministro iraqui, Nouti al-Maliki? Que risotadas botamos todos com as ocorrências das Marujas Torres, os Gran Wyoming e os colunistas de progresso. Mágoa que não lhe atizasse nos morros!, se lhe chega alcanzar seguro que o espabilam, etc.

Bem. Pois semelha que esta desenfadada moda do tiro ao pato (ou seja, ao politicastro, chame-se Bush ou Berlusconi) chega também a Israel. Como nos vamos divertir!... Ou agora que se trata duma velha cacatua de ultraesquerda não procede?

Segundo informa a Agência Judia de Notícias, a Presidenta da Corte Suprema israeli, Dorit Beinisch, resultou ferida [sic] quando na jornada de ontem uma pessoa, identificada posteriormente como Pini Cohen, entrou nas instalações do poder judicial onde seica debatiam os usos medicinais da marihuana e, tras identificar a esta ilustre esquerdista, arrojou-lhe um sapato mentres a qualificava acertadamente de “traidora” e a acusava de ter arruinado a sua vida, imediatamente antes de ser detido.

Não tardaram nem cinco minutos os portavozes do Partido Laborista e de Kadima em saír gimoteando à palestra, e culpando como sempre aos colonos, a direita e os ortodoxos judeus, num peculiar totum revolutum, de incitar o “atentado”.

De maneira muito mais sensata, perguntado num programa de rádio pelo incidente, o activista judeu Baruch Marzel contestou com indiferência: “Que se passou com o sapato?”. O sucedâneo de jornalista que o entrevistava se enfureceu dizendo: “Isso é tudo quanto lhe preocupa, o que lhe passou ao sapato??”. E Marzel respondeu: “Ela e os seus colegas na Corte também não se preocuparam por mim, a minha família e vizinhos quando fumos apedreados e tiroteados [pelos árabes em Hebron]. Por que haveria de preocupar-me mais o que lhe tenha passado a ela que ao sapato?”


SOPHIA L. FREIRE

Sem comentários:

Enviar um comentário