15/04/10

ALERTA VERMELHA NA PENÍNSULA DO SINAI




A Agência Contra-Terrorista de Israel advertiu a todos os cidadãos que estejam de visita no Sinai duma iminente ameaça de seqüestro ou assassinato. A Agência também advertiu que fora detectada actividade dos terroristas de Hezbolá no território sob controlo egípcio.

O alto mando da Agência Contra-Terrorista, o brigadier general Nitzan Nuriel, dixo anteontem pela noite que a advrtência baseava-se numa informação solvente de que uma célula terrorista localizada no Sinai poderia pretender o seqüestro de cidadãos israelis para, imediatamente, transferi-los a Gaza, segundo sinalou a página web do portavoz das IDF.

Nuriel manifestou também que os egípcios foram alertados da situação e que estavam realizando grandes esforços para evitar qualquer seqüestro. Sem embargo, fixo fincapê em que “o Sinai é um vasto território e não seria tão dificil seqüestrar a algum israeli numa das suas praias”.

A Península do Sinai era um dos destinos vacacionais favoritos dos israelis. Nos últmos anos, organizações terroristas, incluíndo a Al Qaeda, têm incrementado as suas actividades na península. O último grande ataque desas células foi o atentado terrorista de Dahab em 2006, e outros dois atentados em Taba e Ras As-Satan em 2004.

Desde a toima do poder em Gaza por parte de Hamas em 2007, a ameaça contra israelis no Sinai não tem feito senão ir em aumento. Os activistas do movimento islâmico utilizam o Sinai também para traficar com armas a Gaza.

O aviso da Agência Contra-Terrorista proporciona recomendações baseadas nos serviços de inteligência. Contudo, os israelis que desejem ir a esse destino, para além das advertências, são livres de fazê-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário