13/04/10

CONTINUAM AS SOLICITUDES PARA CLAUSURAR “AL HA’ARETZ”

A membro da Knesset Yulia Shamalov-Berkovich (Kadima) solicitou ontem ao Ministro do Interior que figesse uso das suas atribuições para fechar o jornal “Ha’aretz”, tras as recentes revelções que implicam num escândalo de espionagem ao jornalista desse jornal, Uri Blau, e à antiga soldado Anat Kam.

A sua petição une-se a outra idêntica formulada há uns dias pelo deputado de União Nacional, o Dr. Michael Ben-Ari.

“Um dos mais graves escândalos nos que se tem visto envolvida a seguridade do país e um meio de comunicação tem sido recentemente desvelado”, sinalou Shamalov-Berkovich. “Um jornaista do ‘Ha’aretz’ incitou a uma soldado das IDF para que lhe entregasse documentos secretos ilegalmente, e saltando-se todas as regras e a própria seguridade do Estado”.

“O jornalista do ‘Ha’aretz’ está em paradeiro desconhecido em possessão de documentos secretos e nega-se a regressar”, continuou. “O Sr. Blau é um empregado do jornal, o jornal publica os seus artigos baseados no material roubado, e iso está contribuíndo ao aumento de vendas do mesmo”.

“A voz do proprietário do jornal não se tem escuitado estes dias; semelha que ele também tem optado por esconder-se”, dixo a jovem parlamentária na carta dirigida ao Ministro Eli Yishai. “Acredito que o jornal é responsável de que o seu subordinado regresse a Israel, e com ele os materias que obram no seu poder. Se o ‘Ha’aretz’ não o faz, a sua licença para publicar deveria ser revocada de imediato”.

O proprietário do “Ha’aretz”, Amos Shocken, assim como o editor chefe, Dov Alfon, têm sido entrevistados em diversos mass media defendendo a Blau e assegurando que continuarão pagando-lhe o seu salário mentres esteja oculto num paradeiro desconhecido de Londres.



GIL RONEN

Sem comentários:

Enviar um comentário