13/04/10

A REVOLTA DE TREBLINKA, 2 DE AGOSTO 1943


Nunca mais.

Agora que vem de celebrar-se o Yon HaShoa, quantas vezes terei escuitado essa consigna reverberando na minha cabeça, como eco do Holocausto.

O 2 de Agosto de 1943 –há 67 anos- os judeus do campo da morte de Treblinka revoltaram-se contra os názis.

O fogo da revolta e a vingança, desdeos filhos de Yaacov, Shimon e Levi, a Yehuda e Shimon os Macabeus, passando por Bar Kochba e o Rabbi Akiva, até Elazar Ben Yair em Masada, inflamavam os espíritos dos prisoneiros de Treblinka…e revoltaram-se.

Negando-se a aceitar o seu destino, mantiveram-se ergueitos e revoltaram-se. Muitos dos que resistiram, morreram, mas alguns lograram fogir e sobreviver. Sabemos agora que, mentres que a imensa maioria dos que se alçaram contra os názis sucumbiram, aqueles que não se sumaram à revolta morreram na sua totalidade.

O 2 de Agosto de 1943, teve lugar a rebelião planificada por um grupo do Sonderkommando. Vários gardas ucranianos e um oficial das SS foram assassinados e mais de doiscentos judeus fogiram. A maior parte de eles resultaram novamente capturados ou abatidos.

A pesar do fracasso, a rebelião e posterior fuga de Treblinka é uma testemunha da coragem dalguns e a sua resistência logrou acelerar a clausura do campo. As instalações de Treblinka foram fechadas a finais de Novembro de 1943.

Em 1967, Franz Stangl, comandante de treblinka, foi arrestado em Brasil e extraditado a Alemanha. Em Dezembro de 1970 foi sentenciado a prisão de por vida pela sua participação no assassinato de 400.000 pessoas. No mes de Junho seguinte falecia em prisão.

Que Hash’m vingue os nossos mortos.


THE MUQATA

Sem comentários:

Enviar um comentário