11/04/10

NÃO VIOLENTOS?

“As acções e notícias sobre Biliin têm-se feito famosas no mundo (…) o que se passa nessa vila é um modelo contemporâneo de resistência popular não-violenta”

(Rajmohan Gandhi, neto do Mahatma Gandhi, esta semana)



Ontem:

Um manifestante occidental lança uma pedra contra os soldados israelis com um tirabalas durante uma protesta contra o valado de separação na vila de Biilin, perto de Ramala, no West Bank ocupado. Israel anunciou em Março de 2010 que ía restringir o acceso durate os seis próximos meses a duas vilas do West Bank onde se vinham produzindo distúbios semanalmente contra a controvertida barreira de separação. As tropas distribuíram cartazes durante todo o mes em Biilin e Nilin anunciando que as zonas circundantes foram declaradas zonas sob controlo militar israeli, proibindo-se o acceso às mesmas entre as 8 da manhã e as 8 da tarde dos venres – o dia em que se vinham celebrando a protestas.

(AFP Press, Photo Ahmad Gharabli)


Chamaredes-e antigo, mas eu acreditava que “não violento” significava reprimir-se e lançar objectos pesados capazes de causar dano a outras pessoas (se alguma vez tendessido alcançados na cabeça por uma pedra propulsada a alta velozidade por um tirabalas, ou conhecedes a alguém que lhe tenha sucedido, sabedes do que falo).

Note-se também que a pessoa que na fotografia lança a pedra é um “activista” estrangeiro, provavelmente do ISM ou algum grupo semelhante que pratica a resistência “não violenta”.

Não estaria mal que o tenhades em conta a próxima vez que leades que algum/a de eles é deportado de Israel mentres choram balbuciando que “é injusto” e que tudo quanto fazem é tratar de ajudar aos pobres palestinianos sem incorrer em nenhum tipo de actitude violenta ou hostil face as autoridades das IDF.

Sem comentários:

Enviar um comentário