15/04/10

COM UNS QUANTOS SCUD SERÁ SUFICIENTE

Um jornal kuwaiti amargou o dia aos dirigentes israelis com uma incômoda exclussiva: Síria vem de transferir alguns dos seus mñisseis SCUD a Hezbolá.

Não é uma grande surpresa, doutra banda. As filtrações procedentes dos serviços de inteligência que alertavam da transferência de SCUDs já começaram há mais de um ano, ignorando amplamente as inúteis advertências dos dirigentes israelis.

Segundo isto, Síria teria trasladado vários SCUD-D perto do Líbano, e posteriormente dentro das fronteiras desse país. Não é comprensível o por que Síria se teria desprendido dos seus modelos mais novos, provado com éxito penas há três anos. Os SCUD-D sírios não são como os russos: têm uma guia óptica menos eficaz, são menos precisos, mas têm um rango de alcanço superior (400 fronte menos de 200 milhas). Tem pouco sentido pensar que Síria pretenda atacar Dimona, Ashdod, Ashkelon Eilat desde o Líbano, em vez de desde Gaza.

Caberia entender que Síria pretendesse desfazer-se dos seus antiquados e numerosos SCUD-C entregando-os a Hezbolá. Mas entregar os modernos SCUD-D só tem sentido se Síria está realmente preparando-se para uma guerra e pretende diseminar os seus arsenais, concentrados com anterioridade na base de A Safir.

Se alguma vez tem existido uma casus belli, não é outra que a transferência de SCUD-D’s a uma organização terrorista, movimento que sinala inquestionavelmente a iminência da guerra e a aliança entre Síria,Iran e Líbano/Hezbolá.

De momento, Israel não tem reagido. E os EEUU têm solicitado ao Embaixador sírio que, por favor, cessem com a transferência de SCUD’s.

Sem comentários:

Enviar um comentário