15/04/10

POR QUE ANAT KAM AÍNDA NÃO ESTÁ NO CÁRCERE?

A juíz esquerdista da Corte Suprema, Ayala Procaccia, golpea de novo: a Corte Suprema rechaçou ontem uma solicitude da Fiscalia do Estado contra as indulgentes condições de arresto de Anat Kam, acusada de espionagem. A juíz Ayala Procaccia estimou que Kam debe seguir baixo arresto domiciliário, e apenas sob umas condições levemente mais estritas. Deverá permanecer sob a supervisão dos seus pais, a sua irmã ou a sua tia as 24 horas do dia e, assimesmo, haverá de comparecer na comisaria da polícia local uma vez por semana, acompanhada por um dos seus supervisores.

Kam está acusada do roubo de centenares de documentos classificados como “top secret” dos quarteis do Comando Central das IDF, e de tê-los transferido a um jornalista do “Ha’aretz”. Surpresivamente, porém, a pesar de tratar-se dum caso no que estám em jogo acusações tão graves, não tem sido encarcerada até o momento. Em vez disso, acha-se sob arresto domiciliário mentres o seu processamento, que dou começo três meses atrás, continua o seu curso a porta fechada.

A Fiscalia solicitou o arresto pleno para Kam, como é o normal em casos nos que se julgam factos tão graves. A juiz Procaccia rechaçou a solicitude, afirmando que “teria sido possível tê-la encarcerado desde um primeiro momento; sem embargo, e dado o considerável período de tempo transcorrido no que Kam tem permanecido sob arresto domiciliário e não existindoi razões para acreditar que o vaia violar, a Corte Suprema decidiu que com extremar as condições do arresto na sua casa será suficiente”.

A Corte estima que os cárregos imputados a Kam são particularmente graves porque “poderiam causar um dano real a interesses vitais do Estado em matéria militar e de seguridade”.

O portavoz de União Nacional, o parlamentário Yaakov Katz, reagiu com enfado ante a decisão manifestando: “Todos são partícipes do mesmo clichê: o retirado juíz Dalia Dorner e a juíz Procaccia; e, se por eles fosse, Kam estaria sentada junto a eles na Corte Suprema também”.

“Kam deveria ter sido enviada a prisão desde o começo do process legal contra ela”, acrescentou, “mas para a juíz Procaccia esse seria um passo muito dificil porque, no fundo, as suas posições são as mesmas que as de Anat Kam”.


COSMIC X IN JERUSALEM

Sem comentários:

Enviar um comentário