22/01/10

DE QUE LADO ESTÁ PERES?


O Presidente Simon Peres advertiu ao Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, que de continuar com o bloqueio das negociações com Israel poderia desatar-se uma terceira Intifada (sic!), e que ignorar isto era jogar com fogo.

O mércores, o enviado especial dos EEUU, George Mitchell chegou à região noutro intento de relanzar as conversas entre israelis e palestinianos.

Doutra banda, num encontro na residência do Presidente o passado domingo, Peres informou ao Ministro de AAEE noruego, Jonas Gahr Store, das suas conversas com Abbas.

Peres dixo-lhe que comentara a Abbas que “pospôr as negociações de paz é jogar com fogo. Abbas diz que tem tempo. Mas pode suceder algo que dê início uma Intifada, e então ambas partes terám perdido uma grande oportunidade”.

Store, pela sua banda, dixo a Peres que Israel deveria dar mais passos em apoio a Abbas. “Abu Mazen [Abbas] é vulnerável e sinte-se ferido. Na sua posição necessita sentir o apoio dos EEUU”, manifestou Store, acrescentando: “Vós tendes os melhores psicólogos, capazes de desentranhar a personalidade e o perfil político de Abu Mazen. Como podemos fazer que se desbloquee?”.

Alto! Os melhores psicólogos israelis nem sequer têm sido capazes de desentranhar a enfermiza personalidade de Simon Peres. Vede, se não, o que dixo de Abbas:

“Eu sou amigo de Abu Mazen. Ele diz que os norteamericanos o subiram a uma alta árvore e que depois sacaram a escada. Alguns dos erros foram cometidos por ele. As suas expectativas sobre Obama foram criadas por ele. Acreditou que Obama tomaria partido pelos palestinianos…Entendo os seus sentimentos de contrariedade”, dixo Peres.

Nós diríamos, mais bem, que foi ele o que se subiu a uma árvore demassiado elevada pertrechado dum rifle, e o que incitou à sua gente para que sacassem a escada e usasem o bosco para construir mais armas.

Mentres, velaqui o surrealista titular que ontem publicava “Ha’aretz”:




Durante as negociações de Oslo alguns bromeavam dizendo que Peres era o conselheiro da parte palestiniana. Semelha que tantos anos depois Peres segue estando confuso.

Sem comentários:

Enviar um comentário