23/01/10

OS JUDEUS DE NICARÁGUA


Os judeus de Nicarágua têm uma Torá por primeira vez em mais de 30 anos. A comunidade judia de Nicarágua sofreu sanguinárias persecuções durante o mandato do sandinismo. Hoje, algumas famílias judias regressam ao país para começar de novo. E a adquisição dum novo Sefer Torá é um importante passo nesse caminho. O novo Sefer Torá chegou reempraçando o que se trasladara a Costa Rica, depois de que um incêndio arrasara a única sinagoga do país em 1978 e a Revolujção Sandinista forzasse à comunidade judia a emprender o caminho do exílio.

O templo queimado fora expropriado nos anos 80 e convertido numa funerária católica.

Os judeus começaram regressar a Nicarágua nos anos 90, tras a derrota nas eleições do sandinismo, e hoje em dia a comunidade judia conta com uns 60 membros, dos que vários são argentinos imigrados tras a crise de 2001.


Contudo, o Presidente da Congregação Israelita de Nicarágua, Gerald Smith, diz que a situaçãoi que vive o país desde o regresso ao poder de Daniel Ortega é “muito confusa”. Eduardo Translateur, o anterior Presidente da Congregação, afirma que “a situação volta ser dramática para os judeus” e que nos últimos meses quatro famílias judias abandoaram o país. Translateur indicou que o país passa pela pior crise desde a guerra civil dos anos 80, e que o povo está muito preocupado.

Nicarágua, o segundo país americano mais pobre (depois de Haiti), situado no posto 134 do ránking mundial em quanto ao PIB, actualmente apenas mantém relação com Israel. Daniel Ortega sustenta umas relações prioritárias com Venezuela, Líbia e Iran. Pense-se que o Estado Judeu não conta com Embaixador em Manágua, sendo o delegado israeli em Costa Rica que faz as funções de embaixador itinerante –mentres que o Governo de Teheran tem mais de 100 diplomáticos em Nicarágua.

O seu Presidente, o afamado ladrão social-comunista Daniel Ortega, conspícuo genocida dos índios misquitos na década dos 80, é um depravado violador e pedófilo que submeteu a abusos sexuais à sua própria filhastra, Zoilamérica Narváez, desde que esta tinha 11 anos. Para conhecer de primeira mão a testemunha dos abusos deste judeófobo, se é que tendes estómago, premer aquí.

Sem comentários:

Enviar um comentário