18/01/10

OS JUDEUS CHILENOS COM PIÑERA




Os judeus residentes em Chile acreditam que o Governo da Alianza, encabezado por Sebastián Piñera, será mais comprensivo com a postura israeli no conflito do Meio Leste, grazas aos seus “valores judeucristãos mais firmes”.

Em declarações à Agência Judia de Notícias, datadas no passado mes de Agosto, o advogado Gabriel Zaliasnik fez uma valoração das relações com a Concertação –derrotada nos comícios de ontem- e a Alianza. Segundo o Presidente da Comunidade Judia de Chile, existe “uma boa relação” e um “diálogo franco e aberto” com o Executivo de Michelle Bachelet. Porém, “com a oposição [daquela aínda a Alianza], que poderia chegar ao Governo nas próximas eleições, poderia haver algum tipo de modificação ou uma posição mais comprensiva nalgumas situações internacionais em relação às acções do Estado de Israel”.



Para além do qual, deixou entrever uma crítica à política levada pela Concertação fronte o conflito no Meio Leste.

Na mesma conversa, Gabriel Zaliasnik sinalou também que o alto número de palestinianos residentes em Chile, supõem um grande problema para a sua Comunidade.

De facto, em Chile reside a maior diáspora palestiniana fóra do Meio Leste –uns 400.000 chiulenos de orige palestiniana, o que equivale percentualmente ao número de judeus que há nos EEUU –com a relevância a efectos políticos que isso supõe.


Sem comentários:

Enviar um comentário