20/02/10

O RABINO MELAMED APOIA O VOTO EXTERIOR


Segundo Israel National News, o Rabino Zalman Melamed Baruch, rabino de Beit El e Decano da Yeshiva da cidade, tem enviado uma carta de apoio ao Primeiro Ministro Binyiamin Netanyahu pela sua iniciativa para que israelís no exterior possam votar.
O Rabino reunira-se com Netanyahu há mais de um ano a petição deste último, durante as negociações de coaligação com União Nacional para que o Rabino Melamed, que é um dos guias espirituais desta formação, intercedesse. O Rabino Melamed plantejou a questão dos israelis no estrangeiro, sinalando a importância da definição de Israel como nação dos judeus em todo o mundo, ao permitir que todos os seus cidadãos votem, ainda se residem no estrangeiro.

“Felizito e dou benções aos seus esforços para promover o direito dos israelis que vivem no estrangeiro a votar nas eleições israelis”escreveu o Rabino Melamed a Netanyahu. “Na minha opinião, este é um acto sionista muito importante. A devandita lei atrairá aos judeus de todo o mundo ao Estado de Israel, e afortalará a conciência de que Israel é o Estado da nação judia. Mais força para você, e agardo que não seja disuadido pelos que tratam de impedir este projecto de lei”.

Num artigo que se publicará na próxima edição do jornal “B’Sheva” semanal, o Rabino Melamed escreve:

“A ambição de cada religioso, tradicional e nacionalista judeu, é que o Estado de Israel seja o país da nação judia, um país de judeus, um país com um carácter judeu que dá direitos aos cidadãos não judeus que vivem nela. Tenho estado agardando durante muitos anos por uma lei que permita votar a todos os israelis, inclusso se vivem temporalmente no estrangeiro. Não me refiro aos aspectos políticos mais estritos de se vai ajudar ao campo nacional ou não. Ao igual que devemos agir para que muitos judeus fagam aliya de Ocidente e Rússia, a pesar de que muitos de eles estejam longe do estilo de vida da Torá, e deve-se agir de maneira semelhante a conceder o direito de voto aos judeus no estrangeiro. Israel pertence a todos os judeus.

Devemos lembrar que os judeus em todo o mundo, e particularmente os dos EEUU, têm muito ameritado na criação e o fortalecimento do Estado de Israel. Esta Lei deveria estabelecer o cenário para outra que permita a cada judeu no mundo que passe pelo menos dez dias ao ano em Israel, possa converter-se em cidadão, inclusso se não vive aquí. Isto suporia um câmbio na política do Governo, que se basearia no bem de toda a nação judia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário