Segundo fontes egípcias Israel prepara um ataque a Iran desde o Golfo e o norde dde Irak.
Rumores procedentes do entorno árabe figeram-se eco na noite de ontem, mércores 3 de Fevereiro, da possibilidade duma iminente escalada bélica no Meio Leste. Fontes militares às que teve acceso DEBKA Files, sinalaram que não só são os dirigentes sírios quem estám batendo os tabores de guerra –o Ministro de AAEE sírio, Walid Muallen, dixo em Damasco diante do seu homônimo espanhol Miguel Angel Moratinos que “os israelis não conhecerão o potencial sírio até que tenham a guerra às poirtas das suas cidades”-, senão que fontes militares egípcias desvelaram que Israe está ultimando o ataque contra Iran. Estas informações apontam a que a Armada Israeli, junto com a 5ª Flota dos EEUU têm estado nas últimas semanas percorrendo as águas do Golfo Pérsico e as costas iranianas, preparando um ataque naval e de comandos de operações especiais israelis.
Oficiais dos servizos de inteligência das IDF e das forças especiais, afirmam também que têm estado estabelecendo rutas de acceso das suas forças aéreas e de terra em Iran, tendo como objectivo as suas instalações nucleares.
Segundo estas fontes egípcias, Arábia Saudi tem exigido explicações a Washington sobre o suposto apoio do EEUU aos preparativos israelis para atacar Iran, e sobre por que não se tem posto ao corrente dos mesmos aos governos de Riyad e dos países árabes do Golfo. Os saudis argumentam que várias unidades navais e de inteligência despregadas no Golfo têm detectado movimentos israelis, reunindo a tal efecto evidências documentais.
Parte deste material foi publicado o mércores pela noite no Cairo por “Shorouk”, uma publicação que os servizos de inteligência egípcios freqüentemente utilizam para filtrar informações bem contrastadas.
“Shorouk” foi a primeira em dar a conhecer o ataque da Força Aérea Israeli contra o convoi com armamento paa Iran em Sudám, o passado Janeiro de 2009.
DEBKAfile Exclusive Report
Sem comentários:
Enviar um comentário