02/02/10

MUSSOLINI NO TEU IPHONE

Segundo informam em Yediot Ahronot, um numeroso grupo de superviventes da Shoá residentes nos EEUU figeram público o passado venres um comunicado condeando a comercialização duma aplicação para o iPhone de Apple que incorpora discursos de Benito Mussolini, qualificando-a de “insulto à memória de todas as vítimas do nazismo e o fascismo”.

“É uma desgraça e uma rendição ante o comercialismo selvagem que a compania informática Apple tenha autorizado o lanzamento desta aplicação através da sua tenda de iTunes on-line”, manifestou num comunicado Elan Steinberg, Vice-Presidenta do Grupo Norteamericano de Superviventes do Holocausto e os seus Descendentes.

“Protestamos contra eles porque são os responsáveis últimos da comercialização dessas aplicações”, acrescentou.

“Isto constitui um insulto à memória de todas as vítimas do nazismo e o fascismo, judias ou não, e deveria ser condeado pelo que tem de ofensa contra a decência e a conciência”, dixo Steinberg.

Segundo o criador da aplicação, Luigi Marino, os italianos estám descarregando “iMussolini”, que inclui áudio, texto e vídeo dos seus discursos, a um promédio de 1.000 diários.

Marino lanzou a aplicação a semana passada é já é de longe a aplicação súper-vendas da tenda Appel on-line, até o ponto que insinuou que já está desenvolvendo uma versão para o iPad de Apple.

O desenhador dixo ter desenvolvido “iMussolini” como uma ferramenta histórica, para além de que tenha convocado o interesse dos admiradores do ditador fascista.

Algumas pessoas têm posteado consignas fascistas como “Dux Mea Lux” ou “Duce! Duce! Duce!” na página criado ao efecto para a aplicação na web da Tenda Apple.

Pela sua banda, a empressa Apple tem garantido a Luigi Marino que não tem previsto retirar a aplicação, mas que retirará os comentários ofensivos da sua web.

A firma californiana negou-se a contestar às protestas rfemitidas pelo Grupo de Superviventes do Holocausto.

Sem comentários:

Enviar um comentário