05/02/10

 OUTRA UCRÂNIA


Apesar do sinalado de que Ucrânia é o país idôneo para ser massacrado se um é judeu, existem alguns ucranianos que fazem honrosa excepção à devandita regra, e que são todo um exemplo de sensibilidade face o resto da humanidade. Neste grupo podemos incluir à jovem Kseniya Simonova. Simonova é uma artista especializada em animação com areia, que comezou a debuxar com este material tras o colapso do seu negócio, resultando ganhadra do certame “Got Talent” em 2009.

Na sua obra recrea uma animação acerca da vida durante a guerra contra o III Reich na 2ª Guerra Mundial. O vídeo que adjuntamos mais abaixo amosa a Kseniya Simonova debuxando uma série de cenas num taboleiro com areia, nas que se observa como a gente se viu afectada pela invasão názi nos anos 40 do século passado.

A Grande Guerra Patriótica, como foi conhecida em Ucrânia, supuxo a desapariçao da quarta parte da população –entre oito e onze milhões de pessoas.

Simonova manifesta que “acho muito dificil fazer arte utilizando papel e pinceis ou brochas, mas o uso de areia e dos dedos resulta-me muito mais imediato. A minha obra, na que a guerra é a matéria principal, às vezes faz que parte dos que a contemplam rompam em lágrimas. Não podo pensar num maior cumprimento”.


Sem comentários:

Enviar um comentário