06/02/10

RECEBERÁS UMA CARTA

Clara Sánchez vem de receber cartas ameazantes por parte de cidadãos alemães názis pela sua novela “Lo que esconde tu nombre”, ganhadora do Prémio Nadal 2010. Uma obra literária que narra a pervivência de názis em Espanha, concretamente na costa mediterrânea. A autora tem afirmado que acredita que estas cartas ameazantes são algo preocupante, já que ela pensava que este tema já morrera, mas com estes últimos acontecimentos tem-se decatado que continua vivo na sociedade. Clara viveu durante os anos oitenta num povo valenciano onde observou como cidadãos de ideologia názi conviviam em plena harmonia com os habitantes do povo e conseguiam sacar adiante os seus próprios negócios. Desde esse momento interessou-se em saber como viviam estas pessoas e, sobretudo, como conseguiam passar desapercebidas.

Um dia depois de ser galardoada com o Prémio Nadal, comezou receber cartas onde se especificavam os nomes e apelidos dos remitentes. Sánchez também afirmou que a última correspondência a recebeu há um par de dias, e o remitente perguntou-lhe “por que não me contesta?, de que tem medo?”, e concluia com um “Hail, Hitler!”.

A escritora acredita que as ameazas procedem de názis instalados em Espanha ou dos seus descendentes, embora também não descarta que se trate de cidadãos názis que vivam fóra do nosso país.


FACTUAL

Sem comentários:

Enviar um comentário