09/01/10

AL JAZEERA FICHA A FERMÍN MUGURUZA


Fermin Muguruza recebeu do Al Jazeera Documentary Channel o encárrego de dirigir uma serie de documentais sobre a música dos países árabes.

Muguruza, talentoso líder de Kortatu e Negu Gorriak -dois dos melhores grupos de música rock do País Vasco, se não de todo o Estado, nos anos 80 e 90- também se tem significado pela sua proximidade política aos postulados da esquerda independentista basca e da sua organização terrorista, ETA.

Tras apresentar em vários países o documental produzido por Antón Reixa Checkpoint Rock. Canciones desde Palestina (apresentado no Festival Amal de Santiago de Compostela, que patrocina o yihadista multimilhonário Ghaleb Ibrahim), Muguruza recebe agora o encárrego de dirigir uma série de documentais sobre a música dos países árabes. O trabalho percorrerá a producção musical do Líbano, Siria, Algéria, Tunísia, Marrocos, Egipto, Kuwait, Oman, Iemen e Sudan.
.
Uma das participantes no referido documental, onde se percorria a música árabe que se faz na actualidade em Israel, desde Tel Aviv até os Territórios, a actriz Amal Murkus, afirmava referindo-se à producção musical árabe em Israel que “apenas emitem música árabe nos mass media de Israel”. Segundo Murkus, “a única forma que nos oferece Israel de saír à luz é cantar junto com artistas hebreus pela ‘paz’. Mas nós queremos uma paz justa, não uma paz que canta e depois mata”.

Humm…Disto último sabe avondo o senhor Muguruza.


Sem comentários:

Enviar um comentário