03/01/10

SUPERVIVENTE DO HOLOCAUSTO?


O “The Jerusalem Post” informa que a supervivente do Holocausto e activista pró-Gaza, Hedy Epstein, em greve de fome, não é uma supervivente do Holocausto –quando menos em sentido estrito.

Segundo a Wikipedia: “Epstein nasceu numa família judia de Friburgo, Alemanha, e em 1939 fogiu da persecução názi via o Kindertransport face Inglaterra”.

Pensades que se pode tratar dum erro?

Botemos uma olhada à sua própria página web:

“Hedy Epstein (nascida Wachenheimer) nasceu o 15 de Agosto de 1924 em Friburgo, Alemanha. Viveu com os seus pais Ella e Hugo Wachenheimer em Kippenheim, Alemanha. A sua família vivera em Alemanha durante várias gerações. Ambas ponlas da família procediam de Espanha. O pai de Hedy levava um negócio com o seu irmão, que fora fundado pelo seu avó Heinrich Wachenheimer em 1858. A mãe de Hedy era ama de casa. Hedy foi a sua única filha.
(…)
Hedy contava 8 anos quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, o 30 de Janeiro de 1933…O 18 de Maio de 1939, Hedy marchou a Inglaterra num convoy infantil”.


Hedy não esteve em campo de concentração algum, nem em campos de trabalho, corredores da morte ou ghettos.

Na sua página web diz:

“Nota: As minhas apresentações cobrem temas sérios, como o período názi em Europa. Alguns nos mass media judeus têm afirmado que não deveria criticar as relações do Governo israeli com o povo palestiniano porque dalguma maneira equiparo e igualo ambas situações. Cada situação é única; cada uma deve ser julgada pelos seus próprios méritos e deméritos”.


Sim, Hedy. Podes criticar. Mas não deverias utilizar a analogia do Holocausto.


P.S.

Esta outra octogenárfia semelha ser mais autêntica:

Segundo informa a Agência Reuters: A polícia deteve a várias dúzias de activistas ánti-Kremlin, incluíndo a uma antiga dissidente soviética de 82 anos disfarçada da ajudante feminina de Santa Claus, numa manifestação celebrada na véspera no Ano Novo na principal rua comercial de Moscova, o passado joves. A dissidente da época soviética e organizadora da manifestação, Lyudmila Alexeyeva, disfarçada de Snegurochka, ajudante do Pai Neve nos contos de fadas russos, foi empujada a um furgão policial por forças para-militares. “Não sei por que fum detida. Como vou eu opôr resistência a ninguém?”, dixo perguntada pela Rádio Echo Moskvy, que informou que entre 30 e 50 pessoas foram detidas.


YISRAEL MEDAD

Sem comentários:

Enviar um comentário