03/01/10

ESSA RELIGIÃO DE PAZ…



Um tipo de orige somali e vinculado a várias organizações terroristas islâmicas tem sido arrestado em Dinamarca quando tratava de acceder à casa de Kurt Westergaard, um dos debuxantes do jornal danês que publicou uma vinheta de Mahoma em 2005.

O detido, como é habitual, portava um machado e um coitelo e ía acompanhado doutras duas pessoas, informou este sábado o jornal danês “Politik”. O inspector chefe da polícia de Jutlândia, indicou que o homem foi reduzido o venres pela noite por vários polícias tras receber dois impactos de bala nas extremidades, sublinhando que o atacante, de 27 anos de idade, foi trasladado a um hospital de Aarhus. O frustrado homicida tinha estreitas ligações com o movimento islâmico somali Al Shahab e com Al Qaeda, na África oriental, e os servizos secretos seguiam a sua pista desde havia tempo.


O caricaturista, que no momento do assalto estava com uma das suas netas, de cinco anos de idade, já tem sido objecto de várias ameaças e ataques desde a publicação das vinhetas em 2005.

Segundo o relato policial, o debuxante logrou salvar a vida refugiando-se num quarto de banho que converteu num búnker de seguridade desde que começou a recebr ameaças. Desde o refúgio, Westergaard chamou à polícia mentres o somali tratava de romper a porta a golpe de machado proferindo ameaças em danês.

Em Fevereiro de 2008 a polícia deteve a dois tunezinos acusados de planear um atentado contra ele. Na mesma operação a polícia deteve também a um danês de orige marroquina, que depois foi posto em liberdade, mas que continua imputado no caso. Westergaard e a sua dona têm cambiado de domicíliol várias vezes, por recomendação dos servizos secretos daneses.

O diário “Jyllands Posten” publicou em Setembro de 2005 uma dúzia de caricaturas do profeta Mahoma que provocaram uma violenta vaga de protestas em vários países muçulmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário